Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

maio 6, 2022

Webssérie destaca 24 fotógrafos(as) do interior do RN

A websérie AUTORRETRATO tem como objetivo principal colocar em pauta importantes nomes da fotografia no RN.

A websérie AUTORRETRATO tem como objetivo principal colocar em pauta importantes nomes da fotografia no RN. Trata-se de uma serie documental com programas que mostram o perfil de fotógrafos potiguares e seus trabalhos autorais realizados em sua maioria no Rio Grande do Norte.

A primeira temporada foi lançada em agosto de 2019, sendo composta por 17 episódios de 3 minutos, que graças à persistência e disposição do Coletivo, produziu com recursos próprios e lançou em agosto de 2020.

A série contou com um número expressivo visualizações no Youtube e foi veiculada nos canais educativos da TVU e da TV Assembleia/RN, Isso animou os produtores para esta segunda temporada, produzida nos mesmos moldes da primeira onde cada programa mostrará o perfil de um fotógrafo ou fotógrafa e um ensaio fotográfico autoral.

A série dá continuidade a uma ideia inédita no RN e valoriza a arte e a importância de fotógrafos e fotógrafas potiguares (nascido(a)s ou residentes no RN) cujos trabalhos demonstram pesquisa apurada, originalidade e linguagem estética bem definida.

Segunda temporada no Interior do RN

Nesta nova temporada serão 24 novos programas que dará prioridade a fotógrafos e fotógrafas do interior potiguar que, de acordo com a produtora Meysa Medeiros, existem grandes valores e excelentes trabalhos no interior do RN.

“Nesta segunda temporada fizemos viagens para região Oeste e Seridó, além de gravar com fotógrafos de Natal e Região Metropolitana. Em Mossoró por exemplo, gravamos com os fotógrafos Pacífico Medeiros, Marcão Melo e Márcio Barbosa”, lembrou Meysa.

Serão 25 programas inéditos, o programa zero com os bastidores da série e depoimento da equipe já está no ar e pode ser assistido .  A série Autorretrato foi pensada para ser simples e eficaz naquilo a que ela se propõe: estabelecer o necessário contato entre o público a arte fotográfica e seus autores, mostrando jovens valores e experientes fotógrafos que documentaram nosso estado ao longo dos anos.

“Queremos mostrar as imagens do passado, os fotógrafos do presente e gerar uma documentação necessária para divulgar e preservar nossa memória para as futuras gerações” afirma Vlademir Alexandre, que juntamente com o também fotógrafo Damião Paz e Meysa Medeiros, realizaram as gravações das entrevistas.

O formato curto de três minutos permite a fluidez necessária para visualização em smartphones, tablets, computadores ou como série de Interprogramas nas emissoras locais que tanto carecem de conteúdos de curta duração para ajustes em suas programações.

Alexandre Santos, idealizador da série, ressalta também o potencial didático desta série que poderá ser utilizada em salas de aula como recurso em disciplinas de educação artística, meio ambiente, ciências sociais, turismo e história, dentre outras.

A segunda temporada da Websérie AUTORRETRATO está sendo realizada com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Coletivo da FOTO!

O coletivo da Foto tem dois anos de existência dedicados à fotografia potiguar, O Coletivo já promoveu debates, feiras de fotografia, exposições, cursos, oficinas, produções audiovisuais e contribuído de forma efetiva com o cenário da fotografia potiguar.

Formado pelos fotógrafos Alexandre Santos, Damião Paz, Flávio Aquino, Henrique José, Meysa Medeiros e Vlademir Alexandre. Todos os membros do Coletivo também atuam profissionalmente com fotografia e como professores e pesquisadores que contribuem tanto academicamente, quanto empiricamente para preservação da memória cultural e fotográfica potiguar.

Além da série Autorretrato, nestes dois anos foram produzidos podcasts, livros, lives, programas especiais para web e em breve o Coletivo realizará o Festival de Fotografia daFoto!.

Do Papo Cultura

Os comentários estão desativados.