Você acredita em pesquisas eleitorais?

setembro 30, 2024

Se pesquisas definissem eleição, não precisaríamos votar.

Se pesquisas definissem eleição, não precisaríamos votar. O máximo ajuda a separar o que é intenção de voto do que é o resultado de uma eleição. Uma pesquisa de opinião, baseada em amostragem, é um retrato do momento. Assim, não é de se estranhar que os dados apresentem resultados diferentes do que se efetiva na urna. Daí porque o assunto sempre foi polêmico.

As pesquisas eleitorais no Brasil, frequentemente apontadas como termômetros da vontade popular, têm enfrentado crescente desconfiança devido às grandes contradições entre os números apresentados por diferentes institutos em curtos períodos de tempo. Essa disparidade, muitas vezes gritante, levanta sérias dúvidas sobre a credibilidade desses levantamentos, que deveriam refletir fielmente a intenção dos eleitores, mas que acabam lançando uma sombra sobre a própria seriedade dos processos de pesquisa.

É comum ouvir que alguns institutos fazem pesquisas ao “gosto do freguês”, ou seja, moldam os resultados para atender aos interesses de quem os contratou. Nesses casos, o contratante, geralmente uma campanha eleitoral ou partido político, dificilmente será retratado em posição desconfortável perante seus concorrentes. Isso gera uma óbvia distorção, minando a confiança nas pesquisas e tornando difícil para o eleitor acreditar nos números apresentados.

Além disso, a manipulação grosseira dos números durante o período eleitoral pode ter um impacto real no resultado final. Ao criar uma falsa sensação de que determinado candidato está muito à frente, a pesquisa pode influenciar eleitores indecisos ou aqueles que preferem votar “no vencedor”.

Basear o voto nas pesquisas não é um problema para a democracia. Faz parte do jogo eleitoral. Grande parte dos eleitores escolhem em quem votar a partir do quadro eleitoral apresentado pelos institutos de pesquisa e divulgado pelos meios de comunicação. Quantos já votaram em um candidato para não deixar o outro vencer porque as pesquisas indicavam a vitória do adversário?

No final das contas, é na abertura das urnas e na contagem dos votos que a verdade prevalece. É nesse momento que se distingue quem estava mais próximo da realidade e quem, deliberadamente ou não, trabalhou com mentiras. Assim, enquanto a confiança nas pesquisas eleitorais continuar abalada por práticas duvidosas, o eleitor deve manter um olhar crítico e lembrar que os números só contam uma parte da história – e nem sempre a mais verdadeira.

Portanto, ao se deparar com resultados de uma pesquisa, é essencial questionar quem contratou o levantamento, qual o instituto responsável, e se há transparência na metodologia aplicada. Isso inclui observar se as amostras da população são bem distribuídas entre classes sociais, faixas etárias e regiões geográficas, e se o questionário utilizado foi feito de maneira imparcial.

Fonte: Ver-o-Fato

PESQUISA DE ZÉ FIGUEIREDO

Pesquisa Item/GP em São José de Mipibu: Zé Figueiredo abre 10,4 pontos para 2º lugar e lidera todos os cenários Fonte: Portal Grande Ponto

O prefeito Zé Figueiredo lidera todos os cenários da pesquisa Item/Portal Grande Ponto, feita com 500 entrevistados nos dias 16 e 17 de setembro, e abre 10,4 pontos de vantagem para o segundo colocado, na disputa pela prefeitura de São José de Mipibu.

Perguntados de forma estimulada, quando nomes de candidatos são apresentados, em quem votariam para prefeito de São José de Mipibu, nas eleições de 6 de outubro, os eleitores responderam: Zé Figueiredo 49%; Severino Rodrigues 38,6%; brancos e nulos 3%; não sabem e não responderam 1,2% e indecisos 8,2%.

De maneira espontânea, sem apresentação de candidatos, à mesma pergunta os eleitores responderam: Zé Figueiredo 47,2%; Severino Rodrigues 37,8%; brancos e nulos 2,2%; não sabem e não responderam 3,4% e indecisos 9,4%.

O registro da pesquisa, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é o RN-00420/2024. A margem de erro é de 4,36%, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%

Fonte: Portal Grande Ponto

PESQUISA DE SEVERINO RODRIGUES

Em Mipibu, Severino Rodrigues tem 51,4%, contra 38,4% de Zé, aponta nova pesquisa

A mais nova pesquisa registrada sobre as eleições em São José de Mipibu aponta a consolidação do candidato do MDB contra o atual prefeito. A nove dias para as eleições municipais, o empresário Severino Rodrigues (MDB) lidera a disputa pela Prefeitura de São José de Mipibu com 51,4% das intenções de votos, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Exatus a pedido do jornal AGORA RN. O ex-prefeito de Monte Alegre lidera tanto o cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados) quanto o espontâneo (quando o eleitor diz o nome do candidato).

Em segundo lugar no estimulado, está o candidato à reeleição Zé Figueiredo (PSD), com 38,4%. Dos 500 eleitores consultados pela Exatus na cidade, 8,2% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa e outros 2% responderam que, diante dos nomes apresentados, preferem votar em “nenhum/branco/nulo”.
Já no espontâneo, Severino possui 48,6% das intenções de votos e Zé Rodrigues, com 37,2% das citações. Indecisos ou não souberam responder 12,6% dos consultados em São José de Mipibu. Outros 1,6% responderam que deve votar em nenhum, branco ou nulo.
A pesquisa do Instituto Exatus, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-00267/2024 , foi realizada 25 e 26 de setembro.

Fonte: Blog João Maria Freire

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