Visite a Rota do Camarão Potiguar

abril 6, 2025

Por Francisco José Oliveira – Diretor Social da Aspol ( Associação dos Servidores do Poder Legislativo do RN) A Rota do Camarão Potiguar é uma iniciativa nascida dentro da Assembleia Legislativa do RN, visando promover a interiorização do turismo no RN junto aos seus servidores.

Por Francisco José Oliveira - Diretor Social da Aspol ( Associação dos Servidores do Poder Legislativo do RN)

A Rota do Camarão Potiguar é uma iniciativa nascida dentro da Assembleia Legislativa do RN, visando promover a interiorização do turismo no RN junto aos seus servidores.

A ideia hoje já virou projeto de lei,  de autoria do Deputado Luiz Eduardo que contempla as RTS, ou Rotas Turísticas Sociais e incluem ainda a Rota da Tilápia e Rota do Queijo Potiguar.

A iniciativa atende o desejo do presidente, Deputado Ezequiel Ferreira de valorizar também atrações ainda pouco conhecidas dos turistas, como a encantadora cidade de Senador Georgino Avelino que a partir dessa inclusão e a visão empreendedora do prefeito Antônio Freire e seu staff, revolucionaram o status com visitas de fantours com agências de viagens, Youtubers mídia nacional e local como a Tv Assembleia. 

Hoje o município participa junto com Nisia Floresta e Canguaretama, da Fenacam maior feira de Camarões do país, e de outras feiras comerciais no stand da Assembleia Legislativa. A Rota do Camarão Potiguar conta com o apoio da ABCC, na pessoa do presiente Itamar Rocha, prefeitura de Nísia Floresta, na gestão do ex-prefeito Daniel Marinho, e do atual, Gustavo Santos, contando, também, com o apoio do prefeito Antonio Freire, de Senador Georgino Avelino.

COMO IR? 

Pra aproveitar esse novo destino turístico você pode ir através da sua agência de viagens ou seu próprio carro. O formato é um "bate e volta' que você pode aproveitar bem cada momento e ficar com um gostinho de quero mais, pra voltar em outro final de semana e se hospedar em Barra de Cunhaú, nas charmosas pousadas locais.  

DICAS DO ROTEIRO

Primeiro dia:  Saia de Natal cedinho através da BR 101 em direção a primeira parada, a cidade de NÍSIA FLORESTA. Visite a Igreja Matriz de Nísia Floresta, cuja padroeira é Nossa Senhora do Ó, padroeira das gestantes, cheia de mistérios e erguida em 1703.  Ao lado, conheça o Museu de Nísia Floresta contando a saga dessa famosa escritora potiguar que mostra a trajetória da primeira feminista do Brasil, professora, escritora e abolicionista, homenageada com louvor neste belo espaço. Para fechar com chave de ouro, aprecie ali perto, um centenário Baobá, árvore africana de grande proporção e beleza ímpar. 

Depois desse "batismo" é hora de seguir para a cidade de SENADOR GEORGINO AVELINO pela BR 101 e, depois, acessando a rodovia estadual RN 002 em direção a cidade e assim, o seu Terminal Turístico onde está o quiosque de Dona Adailma, para uma experiência gourmet única com ostras e camarões. 

Para harmonizar, peça o 'Drink Avelino' , preparado por ela e servido em quengas de coco.  A receita leva avelã (que faz o trocadilho duplo com o nome da cidade) e outros segredinhos, adoçado na rapadura.

Se desejar almoçar antes de ir para Barra de Cunhau, a dica certeira é o charmoso Restaurante Maravista ali no alto, pertinho do Terminal turístico. 

Depois, sigam para BARRA DE CUNHAÚ , em CANGUARETAMA, última parada, para desfrutar do litoral conhecido como "Caribe Potiguar" , onde várias opções de lazer náutico como passeio de barco com musica ao vivo da Natureza Tour e até pedalar uma bike que "anda sobre a água" vão lhe encantar do começo ao fim.  

Aproveite as várias opções que ficam na praia da Restinga, onde uma balsa leva seu carro, para comer o camarão que faz jus ao roteiro.  Sugerimos o quiosque do "Boy Pequeno". 

Retorno a Natal ou se desejar, fique para dormir na bela Pousada de Iemanjá, na praia de Barra de Cunhau.

Os comentários estão desativados.