Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

outubro 13, 2021

Vereadora registra benefícios para São José de Mipibu na gestão do ex-governador Lavoisier Maia

Na sessão plenária da Câmara Municipal de São José de Mipibu desta quarta-feira (13) a vereadora Verônica Senra (MDB) registrou benefícios que chegaram ao município de São José de Mipibu, na gestão do ex-governador Lavoisier Maia, falecido no último nesta segunda-feira (11).

Na sessão plenária da Câmara Municipal de São José de Mipibu desta quarta-feira (13) a vereadora Verônica Senra (MDB) registrou benefícios que chegaram ao município de São José de Mipibu, na gestão do ex-governador Lavoisier Maia, falecido no último nesta segunda-feira (11).

"Na gestão do ex-governador Lavoisier Maia, o município de São José de Mipibu foi beneficiado com: Bandern, Central Telefônica da Telern, Centro de Saúde (onde hoje funciona o Centro de Referência João Berckmans Dantas), postos de saúde nas comunidades rurais, casas populares (conjuntos residenciais da Cohab e do IPE, I Regional de Saúde (atualmente I URSAP), energia elétrica em várias localidades, ampliação do abastecimento d'água da cidade, rodovias pavimentadas cortando o município, entre outros".

Inauguração do Posto de Saúde João Berckmans Dantas em 21 de fevereiro de 1981
Conjunto residencial "Zé da Bicicleta" ( construída pela antiga Cohab)

Verônica Senra, na ocasião, sugeriu à Mesa diretora da Câmara que fosse enviado à família do ex-governador uma Moção de Pesar, em nome da Câmara Municipal de São José de Mipibu.

A vereadora destacou a atuação do ex-governador Lavoisier Maia como médico, secretário de Saúde e político.

"Natural de Almino Afonso (RN), Lavoisier Maia Sobrinho é filho de Lauro Maia e Idalina Maia. É médico, formado pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Planejamento de Saúde na Universidade de São Paulo e especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

De volta à terra potiguar, seguiu na carreira médica e foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, chefiando o Departamento de Tocoginecologia. Foi diretor da maternidade Januário Cicco e presidiu ainda a Fundação Dinarte Mariz de Estudos e Pesquisas.

Durante o governo do seu primo Tarcísio Maia (in memoriam), Lavoisier foi secretário estadual de Saúde, cargo que exerceu de modo simultâneo, assim como ocupou a presidência da Comissão de Fiscalização Estadual de Entorpecentes do Ministério da Saúde.

Nesse mesmo período foi secretário de Justiça. Indicado governador do Rio Grande do Norte via ARENA em 1978 pelo presidente Ernesto Geisel, nomeou seu primo José Agripino Maia prefeito de Natal. Extinto o partido governista, ingressou no PDS, sendo presidente da executiva regional e também membro do diretório nacional da legenda.

No pleito de 1982 elegeu José Agripino Maia como seu sucessor e após deixar o governo foi nomeado assessor do Ministério da Saúde no estado do Rio Grande do Norte e apoiou Paulo Maluf na sucessão presidencial indireta de 1985. Em 1986, Lavoisier foi eleito senador pelo PDT.

Em 1998, foi eleito deputado federal pelo PFL e primeiro suplente nas eleições de 2002, sendo efetivado ao final desta última legislatura, após a eleição de Iberê Ferreira para vice-governador do Rio Grande do Norte e em 2006 foi eleito deputado estadual pelo PSB, onde encerrou sua vida pública".

Os comentários estão desativados.