Vereador Kériclis Júnior cobra utilização do novo cemitério de São José de Mipibu

Terreno onde foi construído o novo cemitério na sede do município

O vereador Kériclis Alves Ribeiro Júnior (PP) encaminhou requerimento ao secretário Municipal de Obras de São José de Mipibu, Alexson Adriano, solicitando informações do porquê do não funcionamento do novo cemitério na cidade.

Kericlis Júnior justifica que “diante das necessidades atuais, em que passamos por uma pandemia, com vários óbitos, muitos não tem onde enterrar seus entes, já que todos os cemitérios públicos do nosso município estão beirando a sua capacidade total”.

A superlotação dos cemitérios de São José de Mipibu é um velho problema que vem atormentando a todos: a superlotação do único cemitério da cidade de São José de Mipibu. Diante disso, muitos procuram enterrar seus familiares nos cemitérios da zona rural e em municípios vizinhos, já que não há espaço disponível em São José de Mipibu.

 O problema se arrasta há quase 30 anos. A última reforma foi feita na administração do ex-prefeito Leonel Santos. Na última gestão do prefeito Arlindo Dantas (2017-2020), a prefeitura adquiriu um terreno, nas proximidades do bairro de Pau Brasil. O cemitério foi deixado murado, mas precisa de alguns detalhes, como capela, passeios, além de demarcação dos túmulos.

Projeto do novo cemitério de São José de Mipibu

Único cemitério da cidade está  superlotado

O único cemitério da sede do município de São José de Mipibu já não tem mais vagas. O assunto vem sendo denunciado pelo ALERTA, há mais de 20 anos.

Cemitério da sede do município está superlotado há anos

A situação torna-se constrangedora e até humilhante quando as famílias procuram o coveiro e esse diz que vai “dar um jeito de arranjar um lugar”, para enterrar um ente querido. Não é raro ao escavar uma cova rasa, aparecer ossos e restos de madeira de caixão, levando a crer que aquele espaço já estava aforado.

Em todo o município de São José de Mipibu existem quatro cemitérios. O da sede do município e nas comunidades rurais de Laranjeiras do Abdias, Mendes e Arenã. Quase todos eles também se encontram superlotados.

Espera-se que o prefeita José Figueiredo inclua como obra prioritária, da sua gestão, colocar em funcionamento o novo cemitério de São José de Mipibu, conforme  consta no Plano de Governo, publicado durante a campanha política.

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.