Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

abril 30, 2021

Trabalho da Agente de Saúde de Nísia Florestas será tema de estudo da Universidade de Harvard, nos EUA

A Agente de Saúde, Zenaide Cristiane (49 anos), residente na praia de Camurupim, em Nísia Floresta/RN foi escolhida pela Confederação Nacional de Agentes de Saúde (CONAS) representando os Agentes de Saúde do RN, para um estudo da Universidade de Harvard, que tem sede nos Estados Unidos.

A Agente de Saúde, Zenaide Cristiane (49 anos), residente na praia de Camurupim, em Nísia Floresta/RN foi escolhida pela Confederação Nacional de Agentes de Saúde (CONAS) representando os Agentes de Saúde do RN, para um estudo da Universidade de Harvard, que tem sede nos Estados Unidos. O tema da pesquisa versará sobre o trabalho e a importância do Agente de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil.

Segundo Zenaide, “Nesse estudo, a primeira etapa será uma entrevista, aqui no Brasil, onde eu e outro colega do Rio Grande do Norte, Canindé Querino, da cidade de Açu, iremos abordar toda nossa trajetória no trabalho como Agente de Saúde, desde 1992, até os dias de hoje, apontando as dificuldades e os avanços, direcionando o que pode melhorar”. 

QUEM É ZENAIDE

Zenaide Cristiane de Carvalho Santana, é casada e tem um filho. Reside na praia de Camurupim, em Nisia Floresta. Estudou o ensino médio na Escola Municipal Yayá Paiva. Posteriormente frequentou até o 5º Período, do curso de Serviço Social, na faculdade FAL.

A Agente de Saúde ingressou no Programa de Agente Comunitário de Saúde(PACS), desde o ano de 1992,  como bolsista do Governo Federal, em decorrência de um surto de cólera que, naquele ano, levou muitas crianças à morte, na região onde morava.

Quem conhece Zenaide a descreve como uma pessoa alegre e extrovertida e uma batalhadora pelos direitos da categoria dos Agentes de Saúde.

“Gosto muito da minha profissão, realizando visitas diárias nas residências, buscando sempre o melhor para o cidadão da Micro área, que trabalho”, diz.

Zenaide relata a realidade que vivencia: “Sou apaixonada pelo trabalho social. Nos dias de hoje, posso dizer que somos muito mais que simples Agente de Saúde.  Estamos em contato diário com as famílias, bem antes de outros profissionais, e, ouvimos suas alegrias e na sua grande maioria, tristeza, quando procuramos ajudar na medida das nossas possibilidades”.

“Conquistamos, através de muitas lutas, o reconhecimento do Governo Federal que, em 2006, efetivou a categoria assinando assim nossas carteiras de trabalho”, fala orgulhosa da luta vencida. 

Concluindo diz "Estou  muito feliz em poder apresentar meu trabalho e representar meu estado e minha cidade. Temos muitos desafios pela frente e estamos sempre lutando juntamente com a nossa Confederação Nacional de Agentes de Saúde, na pessoa de sua presidente, Ilda Angélica".

4 respostas para “Trabalho da Agente de Saúde de Nísia Florestas será tema de estudo da Universidade de Harvard, nos EUA”

  1. Elder ferreira disse:

    Profissional nota mil

  2. Santiago Nunes Dos Santos Filho disse:

    Parabéns a tds agentes de saúde do RN. Que esse trabalho seja cada vez mais VISTOS e VALORIZADOS no Brasil e no mundo.

  3. Terezinha Tomaz disse:

    Parabéns aos agentes de saúde!

  4. Didi Avelino disse:

    Belo, comovente, e importantíssimo trabalho dos Agentes de Saúde !
    Vivemos um tempo em que os profissionais da saúde assumiram um protagonismo nunca antes valorizado, já que sua visibilidade inexistia.
    “Não há um mal que não traga um bem”, já dizia o dito popular. A pandemia que tanta angústia e sofrimento nos trouxe nos fez enxergar a extrema importância dos profissionais da saúde.
    Viva o SUS e seus dignos e bravos guerreiros do bem !