Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

julho 11, 2020

Quem é Milton Ribeiro, novo ministro da Educação escolhido por Bolsonaro

Depois de quase um mês sem ministro da Educação e de diversas polêmicas envolvendo nomes visados para o cargo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um novo nome para a pasta: o professor e pastor da Igreja Presbiteriana, Milton Ribeiro.

Milton Ribeiro é professor e pastor da Igreja Presbiteriana FOTO: G Globo

Depois de quase um mês sem ministro da Educação e de diversas polêmicas envolvendo nomes visados para o cargo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um novo nome para a pasta: o professor e pastor da Igreja Presbiteriana, Milton Ribeiro. Teólogo e advogado, Ribeiro é ex-vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Apoiado por evangélicos

Com graduação em teologia e doutorado em educação pela USP (Universidade de São Paulo), Ribeiro foi ex-vice-reitor do Mackenzie e consta em seu currículo lattes que chegou a atuar como reitor em exercício.

Ribeiro, que continua ligado à universidade, tem a indicação apoiada por entidades evangélicas como a Anajure (Associação dos Juristas Evangélicos).

"Tem um perfil que gostamos porque ao mesmo tempo em que tem sólidos valores morais, é um técnico com bastante experiência, e tem doutorado na área", diz Uziel Santana, presidente da Anajure.

Santana diz que "a vocação pastoral de Ribeiro facilita com que ele saiba dialogar e compreender" e refuta preocupações de que um ministro da Educação pastor vá empurrar uma agenda evangélica na educação ou ser intolerante com outras religiões.

"Movimentos minoritários vão se surpreender com a capacidade de diálogo dele. Ele é presidente dentro do Mackenzie da comissão de liberdade religiosa e é uma pessoa de diálogo, faz um excelente trabalho", opina Santana.

Além de teólogo e pastor com especialização em antigo testamento, Ribeiro também é diretor da instituição que cuida da relação da Igreja Presbiteriana do Brasil com a mídia, a Luz para o Caminho, segundo seu currículo Lattes.

Os comentários estão desativados.