Folia de Reis acontecerá dia 6 de janeiro em São José de Mipibu

O Dia de Reis (6 de janeiro), será comemorado em São José de Mipibu com apresentação do grupo de Reisado de Fabião.

Segundo a organizadora do festejo de Reis, Fátima Freire, “O evento ocorrerá às margens da linha do trem, entre a rua Bonfim, em São José de Mipibu e a comunidade de Masapas (Nisia Floresta). O cortejo sairá, às 18h, da residência de Marineide Francisca, na rua Antônio Basílio (entre a rodovia BR 101 e a linha férrea)”.

O destino do cortejo será à casa de Fátima Freire (Fátima de Manoel Amaro). “Todos os mipibuenses são convidados a abrilhantar a festa de Reisado, festejando o Dia de Reis, que lembra a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.

“Quem desejar, pode levar lanche para a confraternização, ao final”, adiantou Fátima Freire

FOLIA DE REIS

A Folia de reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país.

O Reisado possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos).

No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

História da Folia de reis

A origem da Folia de reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX.

A Folia de reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.

A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.

No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, eles foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.

Por trás dos presentes levados havia uma simbologia:

  • Ouro: representava a realeza
  • Incenso: representava a divindade ou a fé
  • Mirra: representava a imortalidade

Características da Folia de reis

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-3-1024x615.png

Um grupo de Folia de reis é formado por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, os alfeires e os foliões.

Além disso, durante a Folia de Reis é possível assistir aos desfiles dos grupos dedicados ao festejo pelas ruas.

Os integrantes dos grupos usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas com diversos instrumentos (como, por exemplo, violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc.).

Todo grupo tem a sua própria bandeira ou estandarte.

Compartilhar em:

1 comentário

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.