Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

janeiro 25, 2021

Fernando Mineiro: “A vitória não é minha, mas de um movimento por justiça e democracia que extrapolou a esquerda”

Fernando Mineiro (PT) está contando as horas para assumir o mandato de deputado federal que 98.

Fernando Mineiro

Fernando Mineiro (PT) está contando as horas para assumir o mandato de deputado federal que 98.070 eleitores lhe confiaram em 2018. O Tribunal Regional Eleitoral pôs fim na sexta-feira (22) a uma novela que já se arrastava há mais dois anos. Com a confirmação do indeferimento da candidatura de Kéricles Alves Ribeiro, o Kerinho, a recontagem dos votos daquela eleição mudará a configuração da bancada federal. Sai Beto Rosado (PP) e assume o petista.

O acórdão está para ser publicado a qualquer momento no Diário Oficial e restará apenas um comunicado ao Congresso Nacional para receber o diploma em Natal e tomar posse em Brasília.

Agência Saiba Mais: Que avaliação você faz desse processo na Justiça Eleitoral que devolveu seu mandato depois de dois anos ? E a pergunta que está todo mundo se fazendo: quando Fernando Mineiro assume a vaga na Câmara Federal ?

Fernando Mineiro: Eu fico brincando dizendo que foi mais difícil validar os votos do que conquistar os votos. A gente faz uma luta danada para conseguir quase 100 mil votos e depois a gente tem que lutar para reconhecerem esses votos. O que me reanimou nessa luta foi o movimento que se criou nessa questão. Se você reparar bem se criou no nosso Estado um movimento muito forte por Justiça e pelo respeito à urnas. Um movimento que extrapolou o PT, os setores de esquerda… extrapolou inclusive quem vota nos setores de esquerda. Cheguei a receber mensagem de pessoas que diziam que não votavam em mim nem na esquerda, mas que reconheciam o erro, o absurdo que é essa situação. Então houve um verdadeiro movimento no Estado e com o papel, inclusive, muito importante de setores da imprensa. A maioria dos principais órgãos de imprensa, quer seja os mais tradicionais ou os blogs mesmo, tiveram papel fundamental para esclarecer a população sobre isso. Tanto é que a sessão do TRE certamente foi a sessão mais acompanhada da história do Tribunal, com mais de três mil pessoas assistindo. Então foi um verdadeiro movimento. E isso graças a uma iniciativa que envolveu 51 advogados em setembro do ano passado que tiveram atuação fundamental de reposicionar e recolocar na pauta. E nossos advogados, o escritório do dr. André, que acompanha a coligação desde o início, o escritório do dr. Caio e dr. Pedro que assumiram nossa defesa aqui. Isso aumenta nossa responsabilidade. A vitória não é minha, mas desse movimento que extrapolou aqueles que votaram na gente, aquele campo que dialoga com a gente. É um bom sinal. Ganhou essa consciência de Justiça. Porque ficou tão evidente, né ?

Agência Saiba Mais: E agora, quando você assume e vai para Brasília ?

Fernando Mineiro:Tem os desdobramentos imediatos como está na decisão aprovada do TRE, que é a retotalização dos votos e a diplomação. Com o diploma em mãos vamos tomar posse em Brasília. Esperamos que essa semana haja esses desdobramentos. Não há razão nenhuma para que isso não seja feito, é imediato. Como aconteceu aqui mesmo nas eleições municipais, quando teve uma decisão sobre uma ação e se aplicou. A decisão é para aplicação imediata. Eu tô aguardando isso, acho que essa semana já teremos diploma e quero me apresentar nas fileira do Planalto Central junto a nossa bancada, não só do PT, mas com a bancada de esquerda, dos partidos aliados que estão nessa luta. Esperando o diploma na mão para chegar lá, mais um soldado.

Trecho da entrevista ao jornalista Rafael Duarte - Agência Saiba Mais

Uma resposta para “Fernando Mineiro: “A vitória não é minha, mas de um movimento por justiça e democracia que extrapolou a esquerda””

  1. Santiago disse:

    Embora tardia, mas agora o que importa é que teremos nosso voto validado e seremos muito bem representado. É o que acredito. Desejo tudo de bom ao nosso Deputado.