Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

agosto 20, 2021

Espetáculo INSIGHT INSANO será apresentado nesta sexta-feira (20), em São José de Mipibu

Com a reabertura de eventos de massa e liberação de público, algumas atividades já começam a reiniciar as atividades, paralisadas, desde o ínicio da pandemia, no início de 2020.

Com a reabertura de eventos de massa e liberação de público, algumas atividades já começam a reiniciar as atividades, paralisadas, desde o ínicio da pandemia, no início de 2020.  Apresentação de peças teatrais estão começando a ser liberadas para um público de até 60% da capacidade.

Aproveitando essa liberação, acontecerá em São José de Mipibu, nesta sexta-feira (20), será apresentado o espetáculo teatral INSIGHT INSANO. A peça tem a direção de Marina Gadelha e texto de Rosinaldo Luna. A peça teatral será apresentada às 19h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com transmissão ao vivo pelo Youtube  - Canal Tv Engenho Cultural

O ator Rosinaldo Luna fala sobre o espetáculo, “INSIGHT INSANO se faz necessário para todos os públicos, especialmente para empresas que buscam qualidade de vida para seus colaboradores, para alunos dos diversos cursos na área de saúde, principalmente saúde mental, encontros, conferências, simpósios, além da sociedade em geral”.

Ator Rosinaldo Luna

E acrescenta: “É um espetáculo feito para você se questionar, se perturbar, te tirar do lugar. Os ensaios foram de forma virtual até as últimas semanas da montagem, partindo para o palco apenas para os desenhos de luz e som. A forma on line traz novos elementos que interferem de formas diversas. O gato, o cachorro do vizinho, o carro que para a visita que chega de forma inesperado no meio do ensaio, ou uma chuva torrencial que cai de repente não dando tempo para recolher material, uma vez que o ensaio se dava na área externa da casa”.

 É talvez o trabalho mais solitário já realizado pelo ator. Este novo ambiente obriga o ator a desenvolver maneiras de distanciamento total dessas interferências. É nesse cenário que se desenvolve a temática do INSIGHT INSANO, monólogo escrito e encenado por Rosinaldo Luna, ator potiguar que traz para o palco, seu personagem preso nos labirintos da mente, perdido no limbo, sem noção do espaço tempo, porém em busca de si.

Rosinaldo explica um pouco do custo e patrocínio do espetáculo: “O patrocínio para a montagem foi possível devido ao edital de auxilio emergencial da Lei Aldir Blanc do Governo Federal, que tornou possível cobrir alguns custos. Porém, foi preciso usar a verba de forma criativa e econômica, o que fez o ator arregaçar as mangas e desenvolver um cenário desmontável, com baixo custo, porém funcional, construir figurinos, elementos de cenografia etc. Os adereços de cena foram construídos com técnicas de artesanatos utilizando papel, papelão, revistas e cola. Produtos que seriam destinados ao lixo mas que nas mãos do artistas viraram objetos únicos para serrem usadas na peça. Tornando o trabalho também importante na construção do equilíbrio ecológico”.

A estreia acontecerá nesta sexta-feira, dia 20, às 19h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São José de Mipibu, de forma presencial com número reduzido de pessoas, respeitando o afastamento social.  O uso de máscara é obrigatório.

Uma resposta para “Espetáculo INSIGHT INSANO será apresentado nesta sexta-feira (20), em São José de Mipibu”

  1. Janielle Aline disse:

    Parabéns pela matéria. Fico muito feliz por todo esse percurso! Foi maravilhoso participar desse projeto! ❤