De volta ao passado… (33)

Praça Monsenhor Paiva na década de 30, o que existia no local, onde hoje a praça está erguida, era apenas “um largo de terra batida”, que os mipibuenses conheciam como rua 22 de Fevereiro (alusão à data em que a Aldeia de Mipibu foi elevada à condição de Vila de São José do Rio Grande). Por muito tempo assim ficou, até que em 1942 passou a se chamar Praça Getúlio Vargas, em homenagem ao Presidente da República, da época. Em 1951, na gestão do prefeito Pedro Juvenal Teixeira de Carvalho, foi construída a “Praça Nova” como era popularmente conhecida e recebeu o nome de Praça Monsenhor Paiva.

 Em primeiro plano vemos o Cruzeiro, defronte à Igreja Matriz, de onde foi batida a foto. Ao fundo se vê a antiga casa do saudoso ex-prefeito Hélio Ferreira e a residência da família Souza Coutinho. Em torno da praça, vemos os casarios da época, atualmente em sua maioria, totalmente reformadas e que ficaram apenas na lembrança dos saudosistas. Lá se vão mais de 80 anos.

Compartilhar em:

2 Comentários

  • JOSE OLAVO RIBEIRO disse:

    Confesso que essa praça era mais charmosa, com seus espaços abertos, seus bancos distantes entre si, davam um charme maior. As pessoas se reuniam nesses espaços, pata bater papo.
    Saudosismo!

  • Paulo Heider disse:

    Na casa ao fundo, à direita teria nascido ou vivido Januário Fico?

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.