CASAS E CASARÕES DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Casarão centenário, localizado na praça Desembargador Celso Sales, esquina com a rua Capitão Joaquim Dantas, no centro de São José de Mipibu. Essa casa pertenceu ao Tenente Coronel Manoel Feliciano de Souza, Comandante da Guarda Nacional ( Decreto de 16.10.1905). Natural do vizinho município de Goianinha. Era filho de Feliciano de Souza Revorêdo e dona Maria das Neves de Souza. Em 15 de novembro de 1890, Feliciano (o filho) casou-se, em São José de Mipibu, com a paraibana Maria Adelaide Carneiro da Cunha. Uma das filhas do casal, de nome Amélia Carneiro de Souza Bezerra, casou-se com Félix Bezerra de Araújo Galvão, que foi promotor de Justiça e juiz de Direito em São José de Mipibu, no período de (1916-1926) e juiz de Direito, tendo finalizado sua carreira jurídica, em Natal, como Desembargador.

Nessa mesma residência, anos depois, residiu um dos filhos do casal Félix/Amélia, por nome Félix Bezerra de Araújo Galvão Filho, conhecido na cidade por ‘Doutor Felú”, casado com a caicoense Jacy da Nóbrega Bezerra, onde por anos residiram em São José de Mipibu onde nasceram os filhos. Posteriormente, foram residir na capital.

Atualmente a residência foi adquirida por José Honório Barbalho (in memória), que foi vereador, presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito de São José de Mipibu. Atualmente, residem no centenário casarão, seus familiares, que conservam o imóvel que chama a atenção dos visitantes à cidade.

(Com informação de Elza Freire)

Compartilhar em:

4 Comentários

  • JOSE OLAVO RIBEIRO disse:

    Um dos mais belos de Mipibu. História viva!

  • Didi Avelino disse:

    A propósito, parabenizo a querida amiga Tereza Honório, filha do saudoso José Honório, pelo zêlo e carinho com que cuidou do projeto de restauração do belo casarão em apreço.

  • Vania Bezerra Serra Hoffmann disse:

    Parabens ao “O Alerta” pela bela reportagem sobre o casarao da familia Honorio. Quem cultua suas raízes conhece o valor de fazer parte da História!

  • Angela disse:

    Casarão muito bem conservado, um dos poucos representantes da história arquitetônica mipibuense.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.