Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

agosto 18, 2020

Banda do Clube de Desbravadores Valentes do Mipibu comemora 20 anos

A Banda do Clube de Desbravadores Valentes do Mipibu está comemonando este mês de agosto, 20 anos de existência.

A Banda do Clube de Desbravadores Valentes do Mipibu está comemonando este mês de agosto, 20 anos de existência.

Em agosto do ano 2000, ocorreu um fato marcante para o Clube de Desbravadores Valentes do Mipibu, instituição voltada para o trabalho com crianças e adolescentes, da Igreja Adventista do Sétimo Dia: foi criada  sua banda marcial.

A sua fundação se deu com o então diretor, João Maria Pereira e com aquele que seria seu primeiro regente, Márcio Guedes. Na ocasião contou com o apoio do professor Josemário, então, diretor da Escola Municipal Professor Severino Bezerra, o qual permitiu que naquele estabelecimento fossem realizados os primeiros ensaios e o empréstimo de alguns instrumentos. Aos poucos foram adquiridos outros instrumentos por meio de doações, aquisição por parte de alguns membros e empréstimos.

Os poucos foram tomando corpo aquele tímido grupo que foi se estruturando e durante mais de dez anos foi a única banda em atividade em São José de Mipibu, tendo tocado em diversos desfiles e passeatas em várias cidades da Região Agreste e Grande Natal, sendo presença constantes em vários eventos locais e regionais, principalmente os desfiles da semana da pátria, tendo tocando mais de uma vez inclusive no principal desfile do Estado, o Sete de Setembro na Praça Cívica, em Natal, em todas as vezes puxando a representação do Clube de Desbravadores.

Além de nosso Escidades fora do Rio Grande do Norte, tendo representado nossa cidade e Estado em eventos nas cidades de João Pessoa/PB, Aracaju/SE e Barretos/SP, esse último, o maior evento onde o clube e a banda levaram as bandeiras mipibuense e potiguar para um evento internacional com  35 mil Desbravadores, o IV Campori ,da Divisão Sulamericana, em 2004.

Dentre os concursos que participou na região Agreste conquistou mais de uma vez e tendo sido campeã no Rio Grande do Norte nos concursos de fanfarras de desbravadores.

Em seu histórico há de se registrar que passaram vários membros que depois se tornaram músicos profissionais, além de várias outras pessoas que foram treinadas principalmente por Aniel Medeiros, o regente que mais vezes dirigiu esse grupamento e quem mais ensinou a teoria musical e os primeiros instrumentos de sopro para a maioria dos que passaram por essa banda, a qual teve como diretor João Maria Pereira, Zenilton Torres e Ceiça Torres.

Em função da pandemia este ano ainda não foi possível realizar ensaios, mas em breve, passada a necessidade do distanciamento social, a banda vai poder se reunir novamente e continuar seu trabalho e comemorar com uma bela batucada estes seus 20 anos!

Parabéns ao Clube de Desbravadores Valentes do Mipibu e  sua banda!

3 respostas para “Banda do Clube de Desbravadores Valentes do Mipibu comemora 20 anos”

  1. JULIO CESAR PEREIRA DA SILVA disse:

    Minha segunda família,amo fazer parte dessa família de lenço Amarelo.

  2. Hérica francisco da silva disse:

    parabéns valentes foram valentes mesmo de coração quantas saldades Amo ter a marca desbravador tenho orgulho cada Momentos maravilhosos que nunca me esquecerei parabéns vcs merecem em Especial joão Maria ceiça torres julho cesar e tds

  3. LÚCIA AMARAL disse:

    EU SOU FÃ DE CARTEIRINHA; FIZ A SUA HISTÓRICA TRAJETÓRIA NESSES ANOS DE LUTAS E VITÓRIAS,E QUE ESTÃO REGISTRADAS EM UM LIVRO ELABORADO COM MUITO SACRIFÍCIO, MAS QUE NÃO PODE (AINDA) SER MOSTRADO AO PÚBLICO; QUEM SABE UM DUA!!! PARABÉNS AO ALERTA PELA PUBLICAÇÃO, E MUITO MAIS SUCESSO, PARA ESSES HERÓIS DESBRAVADORES DE SONHOS E ESPERANÇAS, NUM PAÍS MELHOR🙏