
Os bolsistas selecionados no Programa “Gente do Campo”, da Regional São José de Mipibu que farão parte do NEAS – Núcleo Estratégico de Assistência técnica nos municípios de São José de Mipibu, Santo Antônio e Pedro velho, participaram, dia 6 de outubro de uma apresentação, no Centro de Treinamento da Emater, em São José de Mipibu.
PROGRAMA GENTE DO CAMPO
O Programa Gente do Campo selecionou 125 técnicos, sendo 81 vagas de nível médio e 44 vagas de nível superior. Eles foram contemplados com bolsas de 48 e 24 meses, respectivamente, para os cursos de Tecnólogo em Agroecologia (graduação), e de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.
No Escritório local da Emater de São José de Mipibu foram selecionados os bolsistas, Tayanne Ferreira de Lima Santana ( Auxiliar Administrativo) Naara Roberto Almindas (Veterinária) e Camilo Dantas Campos (Engenheiro Agrônomo).
O processo seletivo é um convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN – com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern) – responsável pelo processo de seleção.

FORMAÇÃO
O Gente do Campo representa uma proposta de desenvolvimento da Nova ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da Agricultura Familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.
O programa também compreende um processo de formação continuada, formal e vivencial, baseado na pedagogia da alternância e na metodologia científica da pesquisa-ação, que se dará no cotidiano das ações e experiências da Emater-RN, em parceria com a UERN.
Um diferencial do Programa, como preconiza seu título, é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico, ingressarão no curso Tecnólogo em Agroecologia. Já os de nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.