“Um espetáculo! Coisa mais linda… Belo de se ver”. Diz Fátima Bezerra sobre teste de iluminação no TAM

Na noite desta quinta-feira (10), a governadora Fátima Bezerra se expressou acerca da beleza que foi o teste de iluminação realizado no Teatro Alberto Maranhão. Por meio do seu perfil nas redes sociais, ela escreveu:

“Um espetáculo! Olha que coisa mais linda o teste de iluminação feito agora à noite no nosso Teatro Alberto Maranhão! Belo de se ver“.

Administrado pela Fundação José Augusto, o Teatro Alberto Maranhão (TAM) recebe a maior restauração física de sua história, executada pelo Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Turismo, com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, e fiscalizada pela FJA e Iphan. Dessa forma, todos os elementos estão passando por intervenções para devolver suas características históricas e arquitetônicas originais. As fachadas contam com importante reintegração nos adornos e paredes, com direcionamento, inclusive, do traço de argamassa que deve ser utilizado pela construtora responsável, a Ramalho Moreira.

A intervenção do Governo do RN abrange desde a renovação das estruturas elétricas, hidráulicas e de acessibilidade do espaço, até a climatização e paisagismo, reestruturação do palco e camarins, passando ainda por ações de combate a incêndio e implementação de sistema de esgoto. Estão sendo aplicados R$ 10,4 milhões em obras e equipamentos.

As obras atravessam, desde o começo deste ano, sua fase final, restando a conclusão de serviços como emassamento de paredes, pintura, revestimento, restauro de ladrilhos, finalização de recuperação do forro, conclusão das instalações elétricas e hidráulicas, instalação e ligação da subestação e, por fim, a limpeza final.

AVANÇO DA OBRA

A atual gestão do Governo do Estado encontrou apenas 5% das obras executadas e uma série de entraves que dificultavam o andamento do cronograma. O projeto anterior continha erros técnicos que exigiram adequações, e um exemplo disso é a não inclusão da reforma da caixa cênica do teatro. Depois de desenvolvido por dois especialistas, o projeto foi aprovado pelo Banco Mundial para ser incluído no acordo de empréstimo.

Do blog Túlio Lemos

Compartilhar em:

1 comentário

  • Didi Avelino disse:

    O Teatro Alberto Maranhão é a nossa mais tradicional casa de espetáculos. Uma verdadeira jóia arquitetônica e artística que há muito carecia de cuidados e reformas.
    Como artista potiguar, expresso, publicamente, o meu agradecimento à Governadora Fátima Bezerra, cujo empenho pessoal foi fundamental para a recuperação e renascimento do nosso T.A.M.
    Louvemos também a participação e liderança da Fundação José Augusto, tanto na administração do teatro quanto nas diversas etapas da sua recuperação, assim como os inúmeros profissionais envolvidos nesse projeto tão emblemático para a nossa cultura.
    Num período tão difícil para qualquer gestor, cuidar do patrimônio público, investir nas diversas modalidades artísticas e culturais, é zelar pela nossa história e nossas tradições.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.