Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

junho 16, 2024

Theodorico Bezerra : confira a história do Imperador do Sertão

Ricardo Cobra – Bacharel em Direito, fundador do Instituto IAPHACC e membro do Instituto INSPIRA Reunião realizada no Palácio do Catete no Rio de Janeiro, onde o presidente da República Juscelino Kubitschek recebeu o deputado Federal Theodorico Bezerra, presidente estadual do Partido PSD no Rio Grande do Norte.

Documentário dirigido por Eduardo Coutinho sobre a vida de Theodorico Bezerra, do Rio Grande do Norte, 'Globo Repórter', 22/08/1978. Memória Globo

Ricardo Cobra - Bacharel em Direito, fundador do Instituto IAPHACC e membro do Instituto INSPIRA

Reunião realizada no Palácio do Catete no Rio de Janeiro, onde o presidente da República Juscelino Kubitschek recebeu o deputado Federal Theodorico Bezerra, presidente estadual do Partido PSD no Rio Grande do Norte. A conversa girou em torno de entendimentos com Aluízio Alves dissidente da UDN, para apoiá-lo ao governo do estado do Rio Grande do Norte, para a campanha eleitoral do ano de 1960. 

    O Major Theodorico Bezerra como era conhecido, apoiou Aluízio Alves para governo e Monsenhor Walfredo Gurgel para vice-governador, respectivamente, ambos eleitos.

    Essa campanha exigiu muita habilidade de Aluízio, interessado na formação de uma ampla aliança visando o apoio de setores progressistas ao seu nome. Não foi fácil juntar forças politicamente antagônicas. Mas juntou a dissidência da UDN, o PCB, o PTB, o PRP, o PSD (partido que tinha como presidente Theodorico Bezerra), o PST na aliança denominada de Cruzada da Esperança.

    Aluízio Alves, um udenista histórico, respeitado no diretório nacional, foi secretário-geral da legenda, articulador da candidatura de Jânio Quadros, era aliado de Carlos Lacerda – um inimigo de Jango e do getulismo. A soma disso tudo dificultava a formalização da aliança, mas o interesse maior prevaleceu.

 Na foto acima, da esquerda para direita, podemos ver: Juscelino Kubitschek – Presidente da República; Aluízio Alves e Theodorico Bezerra

A Cruzada da Esperança foi concretizada com os nomes de Aluízio/Walfredo para governador e vice-governador; Djalma Maranhão/Luiz Gonzaga para prefeito e vice-prefeito de Natal.

    Foi dentro desse prisma que foi costurado a ampla aliança que ficou conhecida como Cruzada da Esperança.

    Theodorico Bezerra nasceu na cidade de Santa Cruz/RN, no dia 23 de julho de 1903, em uma família com tradicional participação política e econômica na região do Trairi, uma das mais secas do Rio Grande do Norte. Faleceu em Natal, no dia 05 de setembro de 1994.

Os comentários estão desativados.