SOLITUDE

abril 6, 2025

Heloísa Brandão Varela – Poeta e Escritora Aconteceu assim.

Heloísa Brandão Varela – Poeta e Escritora

Aconteceu assim. Fui surpreendida com uma cena em um restaurante. As sextas-feiras tem sido aqueles dias de dividir a mesa em companhia de um filho ou neto em um restaurante qualquer, cuja comida lhe são favorita, a "especialidade da casa - o irresistível chambaril". Um prato de tradição e sabor. Mas, que com o passar dos anos, foi esquecida. 

Como sempre, se reinventa ou, simplesmente com a coragem de ser a melhor companhia,  mudei de restaurante e de cardápio.

Fui sozinha me deliciar de outra iguaria, o "caranguejo ao coco." Na mesa vizinha, estavam dois casais e filhos, um deles, uma jovem adolescente.  Nada ali que chamasse a atenção,  apenas se deliciavam com os caranguejos. A surpresa veio, depois. Ao sair do local, ouvi uma pessoa da mesa vizinha em voz alta chamando pelo meu nome.  Então pensei...deve ser engano ou alguém que conheço e não observei.

Parei, ela se levantou e dirigiu a mim, me abraçando disse: Estava observando você, sozinha, e falei para minha filha: "Veja o que é uma mulher independente, ali, nos dando um grande exemplo de sermos a melhor companhia para nós mesmas".

Apesar de surpresa pela observação fiquei feliz.  Com certeza estava no caminho certo. Hoje, a solitude serviu de exemplo. Solitude é um estado de paz, isolamento voluntário e positivo  um sentimento de estar só e conseguir aproveitar da própria companhia, não se sentindo sozinha de fato.

Sobre Solitude, escrevi um livro sob o título, "Enquanto a vida acontece", a crônica com o título "Estação chamada solidão" que conclui dizendo: "Quando a gente vive muito, passa por todas as estações. Estou vivendo a estação chamada Solidão" .

Sou sincera. Estava precisando desse momento.  É para mim um tempo de reflexão,  agradecimento, amor e felicidade plena.  Solidão no significado da palavra quer dizer, quem está só ou se sente só. Mas, para mim,  é apenas um momento repleto de sonhos e de boas lembranças,  não estou só. E a vida continua. "Depois entendi que tratava-se, no caso, de Solitude.

Por circunstâncias naturais a solidão instalou-se em minha vida. Mas, reputa um privilégio e só se faz presente quando é convidada. Isto para evitar qualquer constrangimento ou incômodo. Gosto de ser bem tratada. Pois é assim que costumo fazer com outras pessoas, sejam desconhecidas ou, da família. Costumo usar o ditado popular, "Os incomodados que se retirem"

 E não espero a reação dos outros. Isto ocorre em qualquer ambiente. Tem fase da vida que as pessoas ficam transparentes,  mas a coragem de ser imperfeita supera, e a SOLITUDE tem sido a trajetória de vida hoje.

Os comentários estão desativados.