Senti tristeza ao fotografar o centro de Natal

março 30, 2025

Ormuz Barbalho Simonetti – Natural de São José de Mipibu.

Ormuz Barbalho Simonetti - Natural de São José de Mipibu. Foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN.

É triste ver o centro da cidade do Natal cada dia mais abandonado. Refiro-me, principalmente, às praças históricas que lá se encontram.

É deprimente ver como, há anos, se encontra a Praça Padre João Maria, reconhecido por todos natalenses como o "Santo de Natal".

Quinta feira passada tive a tristeza de fotografar o pedestal, pois a cena que me chamou a atenção. Em frente ao busto do Padre João Maria um fiel, de joelhos, rezava fervorosamente. Pedia ou agradecia algo que muito precisava.

Já pelo outro lado do pedestal, um morador de rua, habitante daquela região, dormia a sono solto, tendo a seu lado, várias garrafas de bebida alcoólica.

Com relação ao Poder Público, não tenho nenhuma expectativa: entra prefeito, sai prefeito e tudo continua no mesmo abandono.

Acompanho o "sofrimento" daquele espaço histórico diariamente, pois trabalho ao lado, no Instituto Histórico e Geográfico do RN. Nos últimos 15 anos pude ver a decadência de um local que outrora, era ponto de encontro de jovens esperançosos no futuro próspero.

Uma resposta para “Senti tristeza ao fotografar o centro de Natal”

  1. Didi Avelino disse:

    Querido amigo Ormuz, essa tristeza pelo abandono e desprezo com que vive o Centro Histórico de Natal – Cidade Alta, é compartilhada por todos nós que testemunha¹mos anos de glória e efervescência do inesquecível Grande Ponto. Lamentavelmente, a depender dos gestores públicos,vivemos sem perspectivas de que haja uma transformação drástica daquele que já foi uma referência entre os bairros da nossa Natal. Infelizmente, já dizia Seu Chico Avelino, meu pai, “a vitrine da loja é a cara do gerente” !