Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

julho 18, 2020

Secretário de Saúde presta esclarecimento sobre ações de combate ao Covid-19 em São José de Mipibu

O secretário Municipal de Saúde de São José de Mipibu, Jefferson Souza, publicou esclarecimentos, após a veiculação nas redes sociais sobre as ações daquela secretaria.

Secretário Municipal de Saúde, Jefferson Souza, presta esclarecimentos a população Foto: Blog Dalltro Emerenciano


O secretário Municipal de Saúde de São José de Mipibu, Jefferson Souza, publicou esclarecimentos, após a veiculação nas redes sociais sobre as ações daquela secretaria. Eis o teor da nota:

"Temos a  esclarecer que a curva de crescimento da Covid 19, está está em queda em nosso município, para isso vimos aclarar que, a metodologia interpretativa exposta por alguns não se mostra correta, haja vista, que para fazer alguma comparação é necessário comparar informações importantes, como quantidade de notificações e quantidade de confirmações. Nas últimas duas semanas, o Município mais que dobrou a quantidade de exames de diagnostico de Covid 19, em pacientes com sintomas e que se enquadram nos critérios de cada teste, e ao avaliar a proporcionalidade de exames realizados verificamos que a incidência de casos confirmados tem diminuído em relação ao número de notificações.
Ao avaliar as taxas de internação na UPA 24h do Município verificamos uma tendência de estabilidade de baixa ocupação, a necessidade de encaminhar para os Hospitais de Referência também tem diminuído.


O município está realizando trabalhos em diversas frentes, sendo elas preventivas, que acontecem nas comunidades e na região do centro comercial do Município, um exemplo delas é o Stop Covid-19 que já percorreu em todas as localidades, realizando a entrega de máscaras de tecido a população em suas residências ou nas proximidades delas, realizando mobilização no tocante ao distanciamento e isolamento social e das medidas de higiene.


Ainda na prevenção,  estamos realizando as desinfecções constantes em locais públicos e locais de grande fluxo de pessoas, controle de fluxo de pessoas, dispensação de álcool 70%, distribuição de máscaras, verificação de temperatura todas essas ações de forma constante no mercado público, na feira livre, e nas barreiras sanitárias educativa.

Até o presente momento foram distribuídos mais de 14 mil máscaras de tecido para a população, continuaremos no trabalho de dispensa deste material a população, entendendo que o uso deste dispositivo é importantíssimo para reduzir a disseminação do vírus.


Na área assistencial estamos trabalhando o tratamento precoce como indicado pelo protocolo clínico do Município que orienta o manejo dos pacientes, e segue toda a indicação das normas técnicas do Ministério da Saúde, a dispensação de azitromicina e ivermectina para pacientes com sintomas sendo atendidas pela farmácia mediante prescrição médica.

Ampliação dos diagnósticos por laboratório nas coletas de SWAB’s  (em domicílio) e envio ao laboratório central conforme critério da SESAP, e os testes rápido para os demais pacientes a partir do 8º dia do primeiro sintoma.

Realizamos a implantação de sete leitos específico  para Covid-19 na UPA 24h, por ser o único município com laboratório estruturado da região , o Laboratório Central indicou São José de Mipibu para ser o centro de distribuição dos Swabs para os 27 municípios da I Região de Saúde.


Trabalhamos intensamente para implantar o Centro Integrado contra o Covid-19  com enfermaria clínica, com 21 leitos, laboratório completo e sala de Tomógrafo além da aquisição de um tomógrafo computadorizado. Estrutura que além de ser um grande avanço no atendimento da pandemia será integrado a estrutura da  UPA 24h. Prazo de Execução de 60 dias da ordem de serviço.


Os números de confirmados sempre aumentarão por serem acumulativos e que para analisar a incidência da doença se trabalha a taxa de transmissão, comparando sempre as tendências das semanas epidemiológicas.  


Lembro a população que no Hospital Monsenhor Antônio Barros tinha uma estrutura equipada para 10 leitos de UTI’s Adulto, e que não estava em funcionamento, solicitamos a abertura desses leitos para o enfrentamento ao COVID-19 para que atendesse toda a região porém a resposta era que não seria viável, porque não abrir essa estrutura para as UTI’s Neo? 


No combate ao COVID-19 é preciso da adesão de todos, evitem aglomerações, fique em casa, se precisar sair use mascara.


Informamos também que instituímos um Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, onde analisamos  o comportamento epidemiológico da referida pandemia, avaliamos as ações e o plano de retomada das atividades em geral, desde já lhe convido a assistir e participar das sessões.
Secretaria Municipal de Saúde.

Os comentários estão desativados.