Sancionada lei de Getúlio que cria o programa “Gestante de Primeira” na rede pública de Saúde

O deputado Getúlio Rêgo (PSDB) teve um projeto de lei de sua autoria sancionado pelo Governo do Estado. A lei cria o Programa “Gestante de Primeira” na rede pública de Saúde do Rio Grande do Norte.

“A lei do Programa ‘Gestante de Primeira’ vai oferecer a muitos recém-nascidos as condições adequadas de cuidado e saúde, o que vai implicar na redução de uma série de doenças prevalentes na fase adulta, resultando na formação de uma sociedade mais saudável, com menor custo para o sistema”, ressaltou Getúlio.

O Programa “Gestante de Primeira” tem por objetivo ofertar – gratuitamente – cursos destinados à mulher gestante, em especial sobre cuidados e atendimentos emergenciais às crianças de zero a seis anos. As aulas serão ministradas em hospitais e postos de saúde da rede pública estadual, durante o período de pré-natal, por equipes interdisciplinares das áreas de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social. 

Os temas abordados serão: I – a importância do acompanhamento pré-natal; II – amamentação e o valor do leite materno; III – vacinação; IV – primeiros socorros; V – alimentação; VI – desenvolvimento infantil; VII – cuidados básicos para evitar acidentes.

“Trata-se de uma iniciativa que pode resultar em grande economia ao Poder Público, dado o relevante interesse público na instituição de medidas preventivas, educativas e esclarecedoras às futuras mães sobre os cuidados essenciais com a própria gestação e com a criança, nos primeiros anos de vida”, justificou o parlamentar.

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.