Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

junho 6, 2022

RN tem mais de 3 mil casos de covid-19 em 15 dias e Sesap avalia retomar uso de máscara em locais fechados

Entre o dia 20 de maio e 05 de junho, foram notificados 3.

Entre o dia 20 de maio e 05 de junho, foram notificados 3.152 casos confirmados de covid-19 no Rio Grande do Norte, segundo os boletins epidemiológicos da Secretaria de estado da Saúde Pública (Sesap) publicados diariamente. Os casos saltaram de 504.414 até 20 de maio para 507.566 neste domingo (05).

O crescimento dos casos de covid no estado, somado à flexibilização das medidas preventivas e o atraso na vacinação, formam um cenário que pode levar a Secretaria de Saúde a voltar a recomendar o uso de máscara em locais fechados, na tentativa de conter um possível avanço da doença entre a população. Uma nota técnica da Sesap com a recomendação do uso de máscara em locais fechados vazou neste fim de semana, mas a Secretaria afirma que a medida ainda está sob avaliação. Desde abril, o Governo do Estado havia flexibilizado o uso de máscaras.

Neste domingo, foram feitas 17 solicitações de leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s) para pacientes com covid-19 em todo o RN e 14 partiram da região metropolitana da capital. Já nesta segunda, foram registrados 9 pedidos, todos com origem nos municípios da Grande Natal, de acordo com o sistema de regulação de leitos.

Nesta segunda (06), o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, está com nove leitos de UTI ocupados e apenas um disponível para pacientes com covid-19. No Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, também localizado na capital, seus dois leitos de UTI estão ocupados.

No geral, a média de ocupação dos leitos críticos em todo o RN hoje é de 42,1%, sobe um pouco para 44,1% na região metropolitana de Natal e baixa para 25% na região Oeste. Até o início da tarde de hoje havia seis pacientes à espera de internação e um total de 15 leitos disponíveis. Seis solicitações eram da região metropolitana, onde estão 13 leitos. Já no interior havia dois leitos disponíveis, mas nenhuma solicitação.

Mirella Lopes - Agência Saiba Mais

Os comentários estão desativados.