Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

abril 12, 2024

RN de Luto: Morre o ex-deputado Betinho Rosado aos 75 anos

Morreu na madrugada desta sexta-feira, 12, em Mossoró, o ex-deputado federal Betinho Rosado (PP).

Morreu na madrugada desta sexta-feira, 12, em Mossoró, o ex-deputado federal Betinho Rosado (PP). Internado na UTI do Hospital Wilson Rosado desde o dia 4 de abril, ele não sobreviveu a uma parada cardiorrespiratória. A notícia foi dada pelo filho, ex-deputado Beto Rosado (PP), em vídeo emocionado publicado nas redes sociais.

Carlos Alberto de Souza Rosado, 75, anos, era casado com Mary Simone Barroco Rosado, pai de Beto, Roberto e Cristina. Filho do ex-governador do Rio Grande do Norte, Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, e de dona Aldagiza de Souza Rosado, irmão do ex-deputado estadual Carlos Augusto, da professora Isaura Amélia e do empresário Carlos Jerônimo – “Dix-sept” (falecido em 27 de dezembro de 2021).

Betinho Rosado exerceu cinco mandatos de deputado federal, tendo sido eleito pela primeira vez nas eleições de 1994. Ele concluiu a sua trajetória na Câmara, em Brasília, em 2014, quando foi substituído pelo filho Beto, que exerceu dois mandatos.

Antes de eleger à Câmara Federal, Betinho foi secretário de Trabalho e Ação Social (SETHAS) no governo de José Agripino Maia, entre 1991 a 1994. Na gestão de Wilma de Faria, em 2003, ele assumiu a Secretaria da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia e, em seguida, foi titular da Secretaria de Educação do RN. Já na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini, ele exerceu o cargo de secretário a Agricultura, da Pecuária e da Pesca.

Betinho era engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), hoje Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA); economista pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); e mestre em economia rural com especialização em administração de projetos em desenvolvimento pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A família emitiu o seguinte comunicado:

“Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do professor e ex-deputado federal Carlos Alberto de Sousa Rosado, Betinho Rosado, ocorrido por volta de 1h desta sexta-feira(12/04), no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró.

Betinho tinha 75 anos e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

Agradecemos ao empenho da equipe do Hospital Wilson Rosado e a todos e todas que se irmanaram pela recuperação da saúde de Betinho..Família Betinho Rosado.”

LUTO

O prefeito Allyson Bezerra decretou luto oficial por três dias no Município. O Decreto Municipal n.º 7.064 está publicado no Diário Oficial de Mossoró (DOM). "Em luto, a gestão municipal manifesta os mais profundos sentimentos de solidariedade à família e amigos de Betinho Rosado", diz a nota oficial.

Os comentários estão desativados.