Risco de queda da caixa d’água na Escola Estadual Francisco Barbosa;aulas estão suspensas

junho 14, 2023

A Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, maior estabelecimento da rede estadual de ensino em São José de Mipibu,suspendeu as aulas por conta dos riscos de desabamento de uma caixa d´água instalada no centro daquela escola.

A Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, maior estabelecimento da rede estadual de ensino em São José de Mipibu,suspendeu as aulas por conta dos riscos de desabamento de uma caixa d´água instalada no centro daquela escola.

A caixa d'água, construídos há mais de 50 anos, apresenta problemas na estrutura de concreto, com ferragens expostas na estrutura, acentuado nos últimos dias. Servidores e alunos detectaram "estalos" em estrutura, além de queda de materiais que cobrem a ferragem. 

A direção da escola, Maria dos Prazeres, esteve na Secretaria Estadual de Educação tendo, anteriormente, enviado comunicado a 2ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc) e, também, ao Corpo de Bombeiros, solicitando da entidade, um parecer oficial sobre o assunto. O Corpo de Bombeiro informou à direção da escola, que comunicou o fato a Defesa Civil de São José de Mipibu que esteve no local, nesta quarta-feira.

A Direc enviou um engenheiro para fazer a vistoria e emitir um laudo. Após recebimento do laudo, confirmando a necessidade urgente da realização de reparos na caixa d´água, atestando os riscos, a a direção da escola comunicou a imediata suspensão das aulas, a partir desta quarta-feira(14), para não pôr em risco de vida, servidores e alunos. Diante da suspensão, cerca de 1.200 alunos ficarão sem aulas até que o problema seja solucionado pela Secretaria Estadual de Educação.

O laudo expedido pelo técnico do Setor de Engenharia da Direc, engenheiro Victor Araújo dos Santos, expõe as condições de perigo que poderá causar a caixa d'água:

"Considerando as não conformidades técnicas construtivas identificadas, bem como a perda de desempenho e funcionalidade dos sistemas inspecionados na Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, e diante das condições perigosas e da falta de manutenção periódica, classifico a edificação da escola como de Grau de Risco Critico. É de extrema necessidade realizar intervenção imediata para corrigir as irregularidades apontadas neste laudo de inspeção, além de adotar medidas preventivas para evitar o surgimento de novas irregularidades e patologias".

De posse do laudo, a diretoria Maria dos Prazeres fez a seguinte comunicação:

"Acabei de receber o laudo do engenheiro da Direc. A decisão que foi tomada hoje (13) foi muito importante. Eles avaliaram como uma situação crítica e que requer o reparo imediato. Acredito que tomei a decisão certa em suspender as aulas e vou manter essa decisão até termos os reparos feitos. Amanhã irei até a Direc e, se possível, até o gabinete da Secretária de Educação, para que esse serviço seja feito de forma urgente". 

O que se espera agora é que não sejam feitos serviços paliativos, como vem acontecendo ao longo dos anos, e que o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, adote providências definitivas para este caso. Tão logo o problema seja sanado, a comunidade escolar será informada para que as atividades naquela escola voltem à normalidade.  

NOTA DO SINTE/RN

O Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) divulgou um comunicado ao associados e a comunidade escolar mipibuense:

O risco de queda da caixa d'água fez com que as aulas fossem suspensas à partir de hoje (14) na Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, em São José de Mipibu, região metropolitana do Natal. Diante da suspensão, cerca de 1.200 alunos  ficarão sem aulas até que o problema seja solucionado pela Secretaria Estadual de Educação (SEEC/RN).

Não é de agora que a comunidade escolar do Francisco Barbosa se depara com esse problema. Construída há mais de 50 anos, a caixa d'água já passou por várias intervenções paliativas. O desgaste provocado pela ação do tempo - infiltrações, ferragens expostas e o reboco desgastado -  vale salientar, já eram visíveis há bastante tempo. Nos últimos dias, entretanto, a situação se agravou: vários professores, funcionários e alunos testemunharam estalos e a queda de parte do reboco que reveste a caixa. 

Fato ainda mais greve: a caixa d'água foi construída no pátio central da escola, local de intensa movimentação de alunos e funcionários. A queda da estrutura poderia ocasionar uma tragédia, ferindo ou até mesmo vitimando membros daquela comunidade escolar.

Diante do agravamento do problema, a direção da escola acionou a 2a. Direc da SEEC/RN requerendo da mesma uma parecer oficial sobre o problema.

A 2a Direc enviou um engenheiro para vistoriar a caixa d'água e emitir um laudo. Na tarde de ontem (13), o laudo foi divulgado, confirmando a necessidade urgente de reparos na caixa d´água, apontando os riscos e aconselhando a imediata suspensão das atividades desenvolvidas na escola.  

De posse do laudo, a diretora Maria dos Prazeres repassou as informações para a comunidade escolar prometendo se empenhar na solução do problema: "Irei  a 2ª Direc e, se possível, até o gabinete da secretária Socorro Batista para que esse serviço seja feito de forma urgente", declarou. 

O Núcleo do SINTE/RN em São José de Mipibu se solidariza com a comunidade escolar da Escola Estadual Professor Francisco Barbosa e aguarda que a SEEC/RN resolva de forma célere e, em caráter definitivo, o problema". 

MP DA COMARCA

O Ministério Público da Comarca de São José de Mipibu ao tomar conhecimento, por meio do Alerta, informou que, "Caso haja interesse de instauração de procedimento do Ministério Público, para acompanhar a situação, o responsável deverá enviar um e-mail (pmj.saojosedemipibu@mprn.mp.br) relatando o caso.

Com informações do Blog João Maria Freire

Os comentários estão desativados.