Representantes do CMDSS de São José de Mipibu faz visita a Escola Agrícola de Jundiaí

Fotos: cedidas

Representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, de São José de Mipibu, visitou na quinta-feira (12), a Unidade de Referência Técnica (URT) de Cultivares Blofortificadas, da Escola Agrícola de Jundial – EAJ/UFRN, com o objetivo de conhecer cultivos de batata cenoura e macaxeira.

Segundo informou a técnica em agropecuária, Gilmara Silva, “o projeto é resultado de um trabalho desenvolvido pela Embrata e a BioFORTE em várias regiões do país e conta com a participação da Escola Agrícola de Jundiai, através da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a responsabilidade dos engenheiros agrônomos, Flávio Mota e Anderson Santos, além da participação de vários professores e servidores da instituição”.

Gilmara explica que “a biofortificação de vegetais é uma técnica de melhoramento genético natural desenvolvida para conferir maior teor de micronutrientes, a exemplo do ferro, do zinco e da pro-vitamina A, potencializando as vitaminas e os nutrientes em alimentos de consumo básico pela população carente. Com isso, objetiva-se corrigir possíveis deficiências nutricionais e contribuir na garantia da segurança alimentar”.

Por ocasião da visita, os profissionais expuseram a importância nutricional dos materiais, as características e o manejo das culturas apresentadas e procedeu a colheita das batatas doces, distribuindo ramas para plantio e batatas entre os conselheiros do CMDSS de São José de Mipibu.

Participaram da visita, conselheiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, de São José de Mipibu: Gilmara (representante da Emater), Sandra (da Associação de Caeiras) e Ariana ( da AMJOPAR).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-108-1024x768.png

Já foram iniciado o planto das ramas de batata doadas pela Unidade de Referência Técnica (URT), da Escola Agrícola de Jundiaí. O plantio foi iniciado na Escola Municipal “Bernardo de Souza Coutinho”, na comunidade de Areia Branca.

Compartilhar em:

1 comentário

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.