Reajuste do funcionalismo federal incluirá gratificações e será pago a partir de maio
O reajuste salarial dos servidores públicos federais, que começará a ser pago em maio com retroatividade a janeiro de 2025, abrangerá não apenas os vencimentos básicos, mas também diversas gratificações.

O reajuste salarial dos servidores públicos federais, que começará a ser pago em maio com retroatividade a janeiro de 2025, abrangerá não apenas os vencimentos básicos, mas também diversas gratificações. O impacto será sentido principalmente por servidores das áreas da saúde, trabalho, previdência e seguridade social.
A informação foi confirmada pelo advogado especializado em Direito Administrativo, Ronan Santos, ao Jornal Extra, que detalhou os efeitos da Medida Provisória 1.286, publicada em 31 de dezembro de 2024. O reajuste é resultado de negociações entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e entidades sindicais, mas a sua execução precisa garantir que todos os servidores sejam contemplados corretamente e sem atrasos.
Segundo Santos, o aumento salarial incidirá sobre gratificações como a GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social) e a GDPST (Gratificação de Desempenho da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho). Além disso, serão contempladas carreiras mais antigas, como a GDASST (Gratificação de Desempenho de Atividade da Seguridade Social e do Trabalho), que beneficia servidores que não migraram para a nova carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (PST).
