Programa Leite Potiguar está suspenso em São José de Mipibu, desde abril de 2020

O Programa Leite Potiguar (PLP) que atendia 1.324 famílias carentes no município de São José de Mipibu, está com a distribuição suspensa, desde o mês de abril de 2020.

Segundo Joelma Souza, coordenadora Municipal do Programa Leite Potiguar, “no ano de 2013, São José de Mipibu havia 13 comunidades beneficiadas com o programa do leite, atendendo 2.400 famílias. Nos anos seguintes houve uma redução, permanecendo no programa, apenas, oito comunidades, totalizando 1.324 famílias beneficiadas”.

Para Joelma, “mesmo com toda  essa redução e famílias beneficiadas pelo programa, conseguimos permanecer distribuindo o leite, por uns quatro anos. Procuramos à Coordenação Estadual do PLP, com o intuito de voltar a quantidade inicial, mas, infelizmente,  não obtivemos êxito, permanecendo as oito comunidades”.

Joelma Souza, coordenadora Municipal do Programa Leite Potiguar

Desde abril de 2020, devido a pandemia da Covid-19, a entrega do leite foi suspensa, permanecendo até os dias atuais, deixado de beneficiar às crianças e famílias carentes de São José de Mipibu.

“Juntamente com a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semthas), Suênia Abrantes,  tentamos, de várias formas, retomar as nossas entregas. Chegamos a falar com a Secretária da SETHAS, que nos encaminhou ao coordenador Geral do PLP, Adriano Gomes, que nos garantiu que o leite voltará  a ser entregue o mais rápido possível”, disse Joelma.

E esclareceu: “para que isso aconteça, está  sendo feito um novo cadastro das famílias  a serem beneficiadas com o programa. Esse cadastro será feito através do Cadastro Único e  com o Sistema CERES, do Governo do Estado”.

“Para que isso aconteça, será  feito um cadastro com famílias de renda per capita, até R$ 89.00. Esse cadastro beneficiará, apenas, crianças, com idade de 0 a 7 anos de idade e, idosos, cuja família  dependa, exclusivamente,  do idoso e que esteja no Cadastro Único( Bolsa Família)”, explicou a coordenadora municipal do PLP.

Com essa mudança, irão ser beneficiadas 1.324 famílias,  podendo esse quantitativo ampliar, quando surgirem mais vagas para o programa.

Compartilhar em:

1 comentário

  • Ana Ferreira disse:

    Deixo Aqui minha interrogação: Devido a pandemia que o leite foi suspenso? Logo num período em que as famílias carentes mais precisam? Isso é inadmissível. No ano de 2019 e 2020 essa destruição já era feita de forma irregular, era entregue de uma vez 8 litros por vez, passava semanas e semanas sem ser entregues. Era um caos total em Mipibu

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.