Profissionais de Educação de São José de Mipibu devem passar por treinamento de noções básicas de primeiros socorros

fevereiro 12, 2025

Com o início do ano letivo nas escolas, é aguardado um treinamento dos profissionais de Educação de São José de Mipibu, com noções básicas de primeiros socorros, ministrado por profissionais do Corpo de Bombeiro Militar do RN.

Com o início do ano letivo nas escolas, é aguardado um treinamento dos profissionais de Educação de São José de Mipibu, com noções básicas de primeiros socorros, ministrado por profissionais do Corpo de Bombeiro Militar do RN.

A Lei Municipal nº 1.272/2022, “Lucas Begalli Zamora”, de 17/03/2022, que suplementa a Lei Federal nº 13.722/2018, estabelece que seja realizado treinamento em primeiros socorros a professores e demais funcionários da rede pública e privada de ensino de São José de Mipibu.

Os profissionais da área de Educação devem ser treinados, através de um minicurso de noções básicas de primeiros socorros. O treinamento deve ser ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam nas escolas, com conhecimentos teóricos e práticos na prevenção de acidentes.

Esses profissionais devem estar preparados para atuar em situações de crise e prestar primeiros socorros quando necessário. O conhecimento de técnicas de atenção imediata, preparo e assistência, são fundamentais e podem fazer a diferença na hora de prestar atendimento de urgência a uma criança acidentada. Técnicas simples podem auxiliar no momento de salvar uma vida.

A autora do Projeto de Lei é a vereadora Verônica Senra (MDB), que justificou: “A preservação da saúde e do bem-estar é um pressuposto da mais alta importância para todas as pessoas. Assume uma importância ainda maior, quando estamos tratando de crianças que ainda não tem desenvolvida a capacidade de se auto preservar. As escolas, durante o período em que as crianças estão sob seus cuidados, são responsáveis por elas e tem o dever de empenhar todos os esforços no sentido de garantir que essas crianças estejam em ambientes seguros e cercadas de funcionários que saibam como agir na ocorrência de uma emergência”.

E acrescenta: “Por esse motivo, é muito importante que funcionários e professores das creches e escolas, da rede pública e particular de ensino, tenham noções básicas de primeiros socorros, pois convivem com um grande número de crianças diariamente e precisam conhecer as atitudes corretas a ser adotadas, caso ocorra um evento inesperado que ponha em risco a saúde, a segurança ou a vida daqueles que estão sob sua responsabilidade”.

“A adoção de procedimentos corretos de primeiros socorros irá proteger a criança contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado. De tal forma é importante que todos tenham noções básicas de primeiros socorros, para que inúmeras vidas possam ser salvas”, diz Verônica Senra.

Os comentários estão desativados.