Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

fevereiro 16, 2022

Policiais civis recusam proposta do Governo do RN após assembleia geral

Os policiais civis do Rio Grande do Norte participaram de uma assembleia geral no Sindicato de Policiais Civis (Sinpol-RN) na tarde desta quarta-feira (16) para avaliar proposta apresentada pelo governo estadual na terça (15).

Os policiais civis do Rio Grande do Norte participaram de uma assembleia geral no Sindicato de Policiais Civis (Sinpol-RN) na tarde desta quarta-feira (16) para avaliar proposta apresentada pelo governo estadual na terça (15). Ao final do momento, a categoria decidiu recusar a proposta por causa da identificação de “inconstitucionalidades” na minuta do projeto de lei. Nova negociação entre a entidade e o governo acontece na próxima sexta (18).

"A proposta construída pelo Governo foi minuciosamente analisada pelo jurídico do Sinpol-RN e os advogados apontaram situações que caem em inconstitucionalidade. Um exemplo disso é querer alterar a forma remuneratória para subsídio e, mesmo assim, manter parcela ou valor agregado", explica Edilza Faustino, presidente do sindicato.
Outro ponto considerado inconstitucional pelos policiais foi o condicionamento do referido projeto à decisão judicial que será proferida pelo Tribunal de Justiça em relação ao ADTS (Adicional por Tempo de Serviço), gerando uma grande insegurança para a categoria.
De acordo com Edilza Faustino, essa análise técnica foi mostrada aos policiais civis e, por isso, a categoria entendeu não ser viável acatar a proposta. 
Nova discussão
A presidente do Sinpol explica que a entidade voltará a se encontrar com o governo para continuar a negociação. "Nós voltaremos a ter reunião com o Governo do Estado na próxima sexta-feira, 18, às 11h, e vamos cobrar, mais uma vez, que as negociações possam realmente andar pelo caminho da constitucionalidade, do respeito e da preservação da carreira da categoria", completa.


Edilza Faustino ressalta ainda que os policiais civis querem resolver esse impasse e têm se mostrado flexíveis, no entanto, o Governo insiste em não querer atender o pleito da categoria e continua maltratando o trabalhador.


Na próxima sexta-feira (18), os policiais civis voltam a se reunir na sede do Sinpol-RN, às 14h, para aguardar o resultado da reunião que será realizada pela manhã entre as entidades e o Governo.

Os comentários estão desativados.