Pilotos franceses que refizeram a rota da Companhia Aérea Aeropostale foram recebidos no Aeródromo Severino Lopes

junho 4, 2025

O Aeródromo Severino Lopes, em São José de Mipibu recebeu na sexta-feira (30), três pilotos franceses que refizeram o percurso da Companhia Aérea Aeropostale, que operava na década de 1920, uma linha regular a partir de Toulouse (França) para a Argentina, passando por Natal.

O Aeródromo Severino Lopes, em São José de Mipibu recebeu na sexta-feira (30), três pilotos franceses que refizeram o percurso da Companhia Aérea Aeropostale, que operava na década de 1920, uma linha regular a partir de Toulouse (França) para a Argentina, passando por Natal.

O empresário anfitrião Marcos Lopes acolheu os pilotos visitantes e as autoridades que prestigiaram o acontecimento histórico, entre eles, o prefeito de São José de Mipibu, José Figueiredo (PSD), acompanhado da vereadora Verônica Senra, presidente da Câmara Municipal, do secretário municipal de Transportes e Trânsito, Daltro Emerenciano, além de assessores municipais, prestigiaram o evento que remete ao pioneirismo e a presença da Companhia Aeropostale no Rio Grande do Norte.

HISTÓRIA

Criada por Pierre-Georges Latécoère. em 1918, na cidade de Toulouse, na França, a empresa de correio aéreo desafiava todas as condições da época e fazia com que pilotos heroicos atravessassem as montanhas da França, o deserto do Saara e posteriormente as florestas e intempéries da América do Sul para entregar suas mensagens

Em 1927, com autorização do Governo Federal brasileiro, os franceses implantaram a linha regular Recife-Buenos Aires. Nesse mesmo ano, tendo em vista a futura união aeropostal entre Paris e Buenos Aires, a Latécoére envia a Natal o piloto Paul Vachet com intuito de encontrar um local plano para atender as aeronaves da empresa Aeropostal Latécoére, encontrando tal espaço a 17 quilômetros ao sul da capital (onde hoje, é a Base Aérea de Natal).

Em meados de outubro de 1927, chegou ao Campo de Parnamirim ou “Campo dos Franceses”, o primeiro voo registrado, trazendo os pilotos Costes e Lê Brix, franceses que participavam de um raid internacional (quebra de recorde). Não eram da Latécoére, porém, seria a primeira vez que uma aeronave faria a rota África-Natal, sem escalas.

O tão sonhado plano francês de unir Paris a Buenos Aires por uma rota totalmente aérea, só ocorreria em 1930, quando Jean Mermoz partiu do Senegal (África), pousando em Natal com mala postal parisiense destinada a todos os locais da América do Sul. Jean Mermoz decolou da Lagoa do Bonfim, no dia 8 de junho do mesmo ano. Após diversas tentativas, ele conseguiu levantar voo da lagoa em direção à África.

Entre as escalas, Natal destacava-se por ser o ponto de chegada ao continente sul-americano e possuir base de hidroaviões. Seu pioneirismo não era falho: a cidade sempre foi palco privilegiado da história da aviação.

A base da Aeropostale em Natal ajudou a integrar a cidade à rede global de transporte aéreo, aproximando o Nordeste brasileiro de mercados internacionais e promovendo o intercâmbio cultural e econômico.

A linha operou até 1940, já denominada Air France, quando a França e Alemanha se enfrentam no campo de batalha, no período da Segunda Guerra Mundial.

Com informações/Pesquisa por José Alves, na Internet

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