Paróquia de São José de Mipibu realiza casamento comunitário
A Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, de São José de Mipibu realizou, neste sábado (17), o Casamento Comunitário idealizado pelo pároco padre José Lenilson e organizado pela Pastoral Familiar.
A Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, de São José de Mipibu realizou, neste sábado (17), o Casamento Comunitário idealizado pelo pároco padre José Lenilson e organizado pela Pastoral Familiar. Na ocasião, 20 casais contraíram o Sacramento do Matrimônio.
Segundo Lydian Barros, coordenadora da Pastoral Familiar, "anualmente promovemos o casamento comunitário, três vezes ao ano, nos meses de maio, agosto e dezembro".
Abertas as inscrições, os casais interessados procuram a Secretaria Paroquial, onde são orientados sobre a preparação para o casamento comunitário. "No casamento religioso é abolida a taxa de pagamento. Já no caso do casamento civil é realizado no cartório, as pessoas que possuem programas do Governo Federal (Bolsa Família, por exemplo) pagam uma taxa simbólica ou é dispensada", esclarece Lydian.
A celebração foi presidida pelo padre Lenilson e o diácono Alberto. A solenidade acolheu uma expressiva quantidade de fiéis, convidados pelos casais.
O que é um casamento comunitário?
É quando muitas pessoas se casam no mesmo dia e horário, na mesma cerimônia. Nele nada muda em relação ao casamento convencional, exceto a quantidade de noivos.
Como funciona um casamento comunitário?
Geralmente este tipo de casamento faz parte de alguma ação social seja igrejas, Justiça ou entidades que se juntam para oferecer a realização do sonho da cerimônia de casamento.
Fotos: Pascom