OS LIVROS NASCEM DOS LIVROS

fevereiro 9, 2025

Franklin Jorge – Jornalista e Escritor A obra não se faz por si mesma.

Franklin Jorge - Jornalista e Escritor

A obra não se faz por si mesma. Precisa, para ganhar forma e existir, do concurso de muitos e não apenas de uma única pessoa - o talento se engrandece e se amplia quando se mostra capaz de somar e dividir-se em favor de todos.

Dizia a minha Avó que Notre Dame não se fez sozinha. Centenas de artistas e operários, em prol de uma ideia, uniram-se para dar forma a um propósito que resultou na consumação de uma obra-prima da arquitetura religiosa. Outros exemplos podiam ser aqui invocados.

Quantos trabalhadores, dos quais sequer sabemos o nome, deram tudo de si, em esforço e determinação, para ergue-la, em meio a privações, para assombro do mundo!

Um grande escritor, por exemplo, resulta de suas leituras e do uso que faz do conhecimento adquirido a partir da observação do legado de seus antecessores que, por sua vez, souberam ler e subsidiar-se, da melhor forma, da Herança dos Séculos!

Assim penso. E concordo plenamente com o que disse Baudelaire, Mestre de todos nós que escrevemos: "Os livros nascem dos livros". Assim, podemos afirmar que toda obra notável é digna de admiração é a um tempo individual e coletiva

Os comentários estão desativados.