Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

julho 7, 2024

Ontem e hoje

Ontem.

Ontem. Grupo Escolar Barão de Mipibu, criado através do Decreto nº 204, de 12 de agosto de 1909. Contudo, possui uma particularidade, pois o prédio onde foi instalado já existia antes mesmo da sua criação. Funcionava o antigo prédio da Casa de Instrução Pública. Ou seja, antes mesmo de se inaugurar o grupo na cidade, já era um local dedicado à educação das crianças da região, algo raro na educação brasileira durante o Império.

A construção do Grupo Escolar Barão de Mipibu foi algo inovador na província do Rio Grande do Norte, e, mesmo se encontrando no interior, sua importância no cenário regional, pois antecedera a própria capital provinciana na construção de um prédio

A construção do prédio onde foi instalado o Grupo Escolar "Barão de Mipibu" se deu no final do século XIX, precisamente, no ano de 1879, a mando do Barão de Mipibu, Miguel Ribeiro Dantas (Figura 4), que doou um terreno para a construção de uma escola (Barbalho, 1960).

Sua edificação possuía, desde sua construção, características Neoclássicas, estilo escolhido por entenderem que as suas linhas retas, a ausência de muito preenchimento na decoração, que traziam a ideia de leveza, harmonia e discrição, representavam a racionalidade, a ordem, contrapondo-se ao Barroco, com todas as suas curvas e contornos preenchidos, a exuberância dos elementos que remetia à religiosidade e à ignorância.

Hoje, a fachada da Escola Estadual Barão de Mipibu, em julho de 2024. Autoria de Arlane Lima.

Uma resposta para “Ontem e hoje”

  1. Dalvaci Pereira disse:

    Meus rabiscos registrados nos anos l960 a 1962.Saudades desta cidade a qual encontrei a minha sobrevivencia.
    Obg Mipibu