Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

junho 16, 2024

Ontem e Hoje

Este antigo sobrado de azulejos, localizado na Praça Desembargador Celso Salles, foi construído pelo coronel Ignácio de Albuquerque Maranhão, conhecido por ‘Ignácio de Belém’, proprietário do antigo Engenho Belém.

Este antigo sobrado de azulejos, localizado na Praça Desembargador Celso Salles, foi construído pelo coronel Ignácio de Albuquerque Maranhão, conhecido por 'Ignácio de Belém', proprietário do antigo Engenho Belém. A fotografia é dos anos 1940, na qual já se observa as primeiras descaracterizações do sobrado. A falta dos azulejos na parte inferior e a retirada das suas três portas em arco, sendo que duas já haviam sido substituídas por uma porta e uma janela típicas do Art Déco.

Acervo do Prof. Dr. Anderson Tavares de Lyra.

Foto: Amauri Freire

Nos anos seguintes pertenceu a diversos proprietários e foi perdendo a sua caracterização, uma vez que não havia uma legislação que protegesse e não há fiscalização, por parte do Poder Público para evitar, ainda mais a sua descaracterização. Atualmente, sua parte inferior sedia um laboratório (foto na cor azul)

Os comentários estão desativados.