Obra mal executada na comunidade de Retiro (Monte Alegre), já encontra-se com problemas

julho 7, 2023

Chagas Lopes – Editor do jornal Onda Alternativa Moradores do Retiro, povoado pertencente a Monte Alegre/RN, se animaram com a chegada da pavimentação asfáltica, partindo do entroncamento da rodovia estadual RN-315 até a comunidade.

Chagas Lopes - Editor do jornal Onda Alternativa

Moradores do Retiro, povoado pertencente a Monte Alegre/RN, se animaram com a chegada da pavimentação asfáltica, partindo do entroncamento da rodovia estadual RN-315 até a comunidade. São pouco mais de dois quilômetros de estrada. No entanto, essa alegria durou pouco. Em pouco mais de nove meses da obra concluída, já realizaram, no trecho, mais de cinco operação tapa-buraco. "Trabalho malfeito e inacabado típico desse governo".

As obras do município, de Monte Alegre sempre estão sem as placas de identificação do serviço, e seus contratados e valores.

Existe um Projeto de Lei nº 102/2021 em tramitação na Câmara Federal que altera a Lei 9.725/2009 (Código de Edificações) de autoria do deputado Wilsinho Tabu (PP), que obriga o poder publico fixar uma placa informativa em todas as obras realizadas, diretamente pelo governo, empreiteiras contratadas ou pelas concessionárias de serviço público, colocando, na obra, uma placa com todos os dados referentes à sua realização, tendo as seguintes informações: data de início e término previsto da obra; nome da empresa executora; endereço; sítio eletrônico e número do CNPJ/MF; nome do engenheiro responsável e seu respectivo número de registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Em conversa com moradores, o Sr. João Gomes relata que essa é uma das obras “mal feita dessa administração" E continua: "Não existe valores e nem a empresa executora dessa obra para cobrarmos. A falta de planejamento, um dos principais sintomas da administração deficiente", relatou o senhor Gomes.

Esse é um caso muito comum em Monte Alegre. Obras paralisadas e muitas vezes, deixadas pela metade, Uma verdadeira vergonha e um retrato exato das obras públicas, que são iniciadas e nunca concluídas. Além do gerenciamento deficiente, projetos mal elaborados, concorrências mal planejadas e com “vícios”, para não dizer outra coisa.

Certamente, a maioria das pessoas envolvidas no setor público são sérias, honestas e eficientes, notadamente entre os profissionais liberais que prestam serviços para o governo e prefeituras. Mas, há uma pequena minoria que mancha a reputação da administração pública, fato que vem sendo mostrado amplamente pela imprensa.

2 respostas para “Obra mal executada na comunidade de Retiro (Monte Alegre), já encontra-se com problemas”

  1. Chagas Lopes disse:

    Obrigado pelo apoio.

  2. Ruan disse:

    Diante de tantas obras feitas pela prefeitura de Monte Alegre, fica evidenciado que tem gestão. Agora pela época de chuvas todas as estradas precisam de reparos. O que vemos hoje em Mipibu que não pode chegar um nome diferente que procuram um defeito. Procuremos os alfatos colocados nas comunidades de Mipibu se encontram algum defeito?