Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

janeiro 22, 2024

Obra de padronização das calçadas avança pelas principais avenidas de Natal

As obras de padronização das calçadas realizadas pela Prefeitura de Natal, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), avançam por toda a capital.

As calçadas padronizadas avançam na avenida Prudente de Morais em direção a Petrópolis Crédito: Foto: Alex Régis

As obras de padronização das calçadas realizadas pela Prefeitura de Natal, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), avançam por toda a capital. As equipes iniciaram o trabalho na Avenida Prudente de Morais, em Lagoa Seca, e o trecho está sendo padronizado de acordo com as normas de acessibilidade para garantir passeio com rampas e sem desnível. Atualmente o trabalho está em fase avançada nas ruas Jaguarari e São José, em Lagoa Nova, como também entre as avenidas Lima e Silva e Miguel Castro, tendo sido 100% concluída a da Avenida Amintas Barros.

Na avenida Jaguarari, as obras já alcançaram 85% do cronograma, que além da requalificação das calçadas, conta com recapeamento asfáltico do trecho, como também na avenida São José, que as obras chegaram a 50%.

Os investimentos são na ordem de cerca de R$30 milhões, e a obra foi licitada pela Secretaria Municipal Infraestrutura (Seinfra) de acordo com a norma de acessibilidade e do Plano Diretor de Natal (PDN), e se estenderá até 2024, beneficiando todas as regiões da cidade, com 70 km de calçadas totalmente requalificadas. 

O projeto visa proporcionar maior segurança e mobilidade aos pedestres, cadeirantes e pessoas com deficiências visuais, que terão novas ferramentas para se deslocar com mais segurança. Com isso, as calçadas da Avenida Prudente de Morais, no trecho entre a Avenida Alexandrino de Alencar até a Rua Seridó, em Petrópolis, também receberão novo piso totalmente plano e sem desnível.

As intervenções incluem nivelamento e padronização do piso, sinalização, mobiliário e arborização para garantir o direito de ir e vir com conforto e segurança. A Semurb é responsável pelas notificações aos proprietários de imóveis sobre a execução das obras, e quando necessário solicita as adequações para que a obra possa seguir. A Semurb ainda conta com o trabalho de sensibilização dos educadores que é feito através da distribuição de informativo e comunicação direta para conscientizar a população sobre as intervenções das vias, que incluem a padronização do pavimento, a instalação de sinalização, mobiliário urbano e plantio de árvores.

Os comentários estão desativados.