Obra da Reta da Tabajara, na BR 304 foi retomada
Teve início neste mês de julho (dia 1) a retomada das obras de duplicação da rodovia BR-304 RN, na chamada Reta Tabajara, um trecho com 16 km de extensão localizado no município de Macaíba-RN.
Teve início neste mês de julho (dia 1) a retomada das obras de duplicação da rodovia BR-304 RN, na chamada Reta Tabajara, um trecho com 16 km de extensão localizado no município de Macaíba-RN. A ABCP participa desta obra como fornecedora dos equipamentos usados para a construção do pavimento de concreto: uma usina de concreto Schwing modelo M2, com capacidade nominal de 94 m³/h, e uma pavimentadora de formas deslizantes CMI, modelo SF-3004.
O trecho duplicado possui duas faixas de rolamento de 3,60 m, acostamento de 2,50 m e faixa de segurança de 1,00 m, totalizando a largura de 10,70 m, que é executada em duas passadas da máquina: 4,60 m e 6,10 m, respectivamente. O pavimento tem espessura de 20 cm e o consumo de cimento deve ser de 395 kg/m³. As obras, a cargo da construtora Ivaí, têm prazo de execução estimado em 10 meses.
Sobre a rodovia
A BR 304 é a principal ligação entre Natal e Mossoró, sendo considerada a rodovia mais importante do Rio Grande do Norte. O trecho a ser duplicado tem extensão total de 218 quilômetros. “Conseguimos um importante passo, agora, caberá a bancada federal destinar recursos para execução e conclusão das obras nos próximos anos”, declarou ao blog “Política em Foco”, da jornalista Anna Ruth Dantas, o senador Jean Paul, autor de uma emenda que incluiu a obra no Plano Plurianual (PPA 2020-2023).
As obras de duplicação e restauração da BR-304, ficam no trecho conhecido como Reta Tabajara, entre os km 281 e km 308. O empreendimento é fundamental para diminuir o número de acidentes na rodovia e facilitar o fluxo dos cerca de 70 mil veículos que passam pelo local diariamente.
Ao longo de 2020, foram restaurados 19,2 quilômetros de pistas, incluindo o segmento já duplicado, com implantação de iluminação e pavimentação em concreto da pista principal. Além disso, também foram realizadas as construções de quatro viadutos e a reforma de duas pontes marginais do Rio Jundiaí.
Agora, as equipes do DNIT trabalham na duplicação de 13,8 quilômetros da BR-304. Até dezembro de 2022, além da duplicação completa do trecho, também serão implantadas vias marginais entre o entroncamento das BR-226 e BR-304 e o Viaduto Trampolim da Vitória.
Tomara que essa obra seja levada a sério desta vez. Há muitos anos que ela vem sendo postergada por falta de vontade ou incapacidade política dos nossos representantes.
A RN 317, liga a comunidade do Ribeiro, município de São José de Mipibu, a cidade de Brejinho não entrou nem no processo lecitatório, aí sim é uma revolta grande.