O século XXI pelas ondas do rádio


Roberto Patriota – Jornalista e escritor


Em janeiro de 2001 o verão tourense estava a mil por hora. Não só pela virada do ano e tradicional evento e festejos do Bom Jesus dos Navegantes, mas principalmente pelo alvorecer do novo século e milênio. Enfim o tão esperado século XXI tinha iniciado. Os alpendres e varandas das casas dos veranistas estavam repletos de gente animada e o vapor alcoólico do verão nas alturas.

Com todo esse clima de alto astral e sol a pino recebo a visita do amigo e renomado jornalista, Luiz Solano, também conhecido como “O Repórter do Planalto”, mais uma vez ele se fazia presente em Touros depois de longa ausência. Foram tantas as suas contribuições com divulgações e matérias jornalísticas destacando o litoral norte, nossa história, turismo e belezas naturais que não tardou para Solano ser agraciado com o merecido título de cidadão tourense pela Câmara Municipal, proposta do então vereador Fernando Rocha. Dias antes havia sido homenageado pela Ordem Praieira com o título honorifico de Embaixador das Comunicações de Touros, no Planalto Central em concorrida recepção. 

Renomado jornalista, Luiz Solano, também conhecido como “O Repórter do Planalto”
Foto: radiomemoria-pa.blogspot.com


Apesar de ter feito carreira em Brasília, Luiz Solano é natural de Belém do Pará aonde também desenvolveu intensa atividade jornalística. No dia seguinte a chegada de Solano, o então prefeito de Touros Josemar França ofereceu, em sua casa, um almoço para colegas prefeitos e amigos da cidade e região. Com o jornalismo fervendo nas veias, Luiz Solano me avisa que gostaria de se incorporar à equipe da rádio FM Mato Grande na transmissão do evento, no que de pronto concordei. E lá fomos nós fazer a cobertura do almoço político. Entrevistas a parte, o clima de festa e confraternização eram grandes. 


A FM Mato Grande estava transmitindo o almoço da casa do prefeito através de link. Não demora muito para Solano ter a empolgante ideia de fazer conexão direta da rádio pioneira de Touros via telefone, com o Sistema Marajoara de Comunicação, do qual era membro efetivo. Sistema esse que ainda hoje integra toda região amazônica e planalto central.

Em pleno vapor do acontecimento Solano, pra lá de empolgado, sobe em uma cadeira e anuncia aos presentes que a partir daquele momento a transmissão da FM Mato Grande passaria a ser realizado com o Brasil e com o mundo através do Sistema Marajoara e CNN Americana. Políticos e autoridades presentes faziam fila para serem entrevistados por Solano. Um deles, muito empolgado fez um emocionante apelo ao recém eleito presidente Americano, George W. Bush pela paz mundial.

Presidente Americano, George W. Bush

No estúdio da FM, o radialista Frank Neto com o microfone em off, e sem acreditar no que ouvia, ria as gargalhadas, enquanto o repórter Wendell Linhares presente ao evento se segurava para não desabar de tanto rir. Na verdade a transmissão via Sistema Marajoara se limitava ao município de Touros e região amazônica e não ao mundo, uma vez que a conexão via CNN brotou como por encanto da cabeça arteira de Solano.

A transmissão “internacional” no entanto foi um sucesso insuspeito até hoje.
Enviado do Yahoo Mail no Android

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.