O programa de “Castração de Cães e Gatos” ainda não está em atividade para o público
O coordenador Administrativo do Setor de Endemias, Luís Oliveira da Silva informou ao Alerta que, “apesar de ter sido sancionada a Lei nº 1.

O coordenador Administrativo do Setor de Endemias, Luís Oliveira da Silva informou ao Alerta que, “apesar de ter sido sancionada a Lei nº 1.391/2025, pelo prefeito de São José de Mipibu, José de Figueiredo o Programa Municipal de "Castração de Cães e Gatos”, ainda não está em atividade para o público”.
‘Lucas’, como é mais conhecido o coordenador de Endemias, esclareceu que “estamos relacionando para a Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal, o material necessário para equipar o setor que irá efetuar as castrações de cães e gatos. Só depois, o programa de castração de pequenos animais será amplamente divulgado nas mídias locais”, disse.
O PROGRAMA visa exercer um controle populacional e o bem-estar de cães e gatos tutelados, em São José de Mipibu estabelecendo diretrizes para castração e cuidados veterinários, garantindo a saúde pública e o bem-estar animal.
O profissional deverá prescrever medicamentos para alívio imediato do sofrimento do animal, bem como a prescrição de tratamentos condizentes com o diagnóstico estabelecido. O tutor do animal responsável por adquirir os medicamentos prescritos pelo médico veterinário.
Para que a castração dos animais seja atendida por profissionais veterinários, os tutores devem ser enquadrados às famílias de baixa renda. O Setor de Combate às Endemias disporá de recursos próprios para a realização do programa.