O meu amor é tão grande quanto a hélice que lhe abraça nessa foto

Antes de descrever meu afeto, vou descrever a foto que estampa duas grandezas. A hélice de um navio e o pai que eu tive. O gigantismo dessa máquina das águas chega a ser nanico diante do impacto que sua presença e sua ausência causaram, causam e vão causar na minha vida.

O senhor vivia no mar e sonhava em terra. Se esforçou no jogo da vida e escolheu a sorte no amor. Casou com quem queria e desejava. Realizou o sonho de ser pai, mesmo que a uma milha de distância. Trabalhava duro e era apaixonado pelo que fazia.

Colecionava fotos das máquinas que operava; era bonitinho fingir interesse pelas explicações mecânicas que o senhor me dava. Dono de uma memória e atenção seletiva, sabia letras de músicas e seus intérpretes, enquanto esquecia a lista de compras. Sua organização era a da liberdade; arrumar sua gaveta desorganizava sua cabeça.

Na minha adolescência eu esqueci um pouco das juras que eu fazia, quando criança, ao telefone: “Papai, eu te amo do tamanho do universo!” Que se não é infinito, se desconhece o fim. Às vezes eu penso, pai, que nenhum ser humano deveria perder pai ou mãe antes de virar adulto. Porque quando a gente cresce é que somos capazes de fazer das perdas, a nossa recompensa; e é aí que aprendemos a perdoar os pais que tivemos e os filhos que fomos. Mas é isso mesmo. Maktube, tinha que ser assim.

Às vezes eu fico chateada em como o senhor não atendeu aos meus pedidos e insistiu em morrer nos meus braços. Mas me alegro de poder ter sido colo pra você nesse momento. Suas falhas não sumiram porque você se foi. Mas descobri que o amor é tão grande quanto a hélice que lhe abraça nessa foto, e que seus defeitos ficam pequenininhos se comparados aos meus.

É assim que eu quero te pedir perdão e te perdoar, sem esquecer a humanidade que lhe habitou e que me habita enquanto ainda respiro. Hoje, fico feliz em dizer que choro bem menos e reflito muito mais sobre nossa existência.

Compartilhar em:

1 comentário

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.