DEPOIMENTO: O Alerta 45 anos: ética e veracidade

março 17, 2025

O Jornal O ALERTA estará comemorando, dia 20 de março, 45 anos de circulação.

O Jornal O ALERTA estará comemorando, dia 20 de março, 45 anos de circulação. A partir desta edição, o co-irmão, blog O Alerta vai publicar depoimentos de amigos(as) que acompanham a trajetória do Jornal O ALERTA.

Por Verônica Assumpção - Jornalista - Brasília - DF

Os 45 anos do jornal O Alerta, um periódico local, remete aos que labutam no jornalismo profissional a um questionamento no mínimo interessante: como é que um veículo de comunicação, de abrangência municipal, supera os desafios da atualidade e chega aos 45 anos de circulação?

A resposta imediata e sem nenhuma elaboração é a dedicação de seu editor-chefe, Zé Alves, para nós, seus colegas de profissão, ou Dedé, para os mipibuenses. 

De fato, Zé Alves vem praticando, nesses 45 anos, um jornalismo por amor. Sua devoção ao jornal é a parte visível de uma resposta que não pode ser tão simples.

No mundo inteiro, o jornalismo, na forma como eu, o Zé Alves e nossos colegas contemporâneos conhecemos, está em crise. Basta observar que, hoje em dia, quase nenhum jornal local, como O Alerta, sobreviveu aos novos tempos.

Muitos vão acusar a internet como a causa da derrocada do jornalismo profissional e, por consequência, dos jornais.

Mas isso também não pode ser analisado de forma rasa.

Porque o rádio não acabou com o jornal. E a TV não acabou com os dois. Não seria a internet, uma nova mídia, que iria, sozinha, ter o poder de abrir uma crise no jornalismo tradicional.

Pelo contrário, a internet chega como uma oportunidade de fazer com que jornais locais, como O Alerta, possam ganhar escala e circular em outras localidades.

O problema tem uma raiz muito mais profunda e essa, sim, é destruidora.

O fato é que o jornalismo vem perdendo dois fundamentos que o fortalecia e o distinguia, independente do veículo: a veracidade e a imparcialidade.

Para ser verdadeiro e imparcial o jornalista tem que lutar diariamente para buscar os fatos e publicá-los de forma fidedigna, ainda que isso possa ferir suas convicções pessoais.

Não é fácil. Somos humanos, temos nossas opiniões e preferências. 

Mas é justamente isso que torna um veículo de comunicação confiável.

Em tempos de internet qualquer um pode publicar qualquer coisa.

Mas quem publicará a verdade? Em que confiamos para nos trazer a informação correta?

É isso que o jornalismo faz. E sem a confiança dos leitores nenhum veículo noticioso terá uma audiência capaz de lhe garantir a sobrevivência.

Um jornal que completa 45 anos de existência, podem ter certeza, não chegou a tanto apenas pelo diletantismo de seu editor-chefe. 

O Alerta construiu uma história de ética e verdade, que lhe rendeu credibilidade. E por isso temos muito a comemorar.

Uma resposta para “DEPOIMENTO: O Alerta 45 anos: ética e veracidade”

  1. Didi Avelino disse:

    Bravo, Dedé, por tão brilhante e significativa jornada ! Parabéns pela dedicação e empenho com que trata a comunicação dos assuntos relativos à vida dos mipibuenses e dessa cidade que elegeu como parte de sua vida.
    Trajetória edificante e exemplar que esperamos seja espelho para as futuras gerações.
    Um grande e fraterno abraço !