Novo Mapa do Turismo Potiguar contará com 11 polos turísticos e 81 município

Ministério do Turismo divulgará o novo Mapa do Turismo nacional no próximo dia 28. São José de Mipibu não entrou em nenhum polo do Rio Grande do Norte

Encerrou na quarta-feira (23) o prazo para os estados validarem e homologarem o envio das informações inseridas pelos municípios no Sistema do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa – Ministério do Turismo/Mtur . Com o remapeamento, o Rio Grande do Norte passa por uma nova distribuição de Regiões Turísticas, que contará com 11 Polos e 81 municípios, o qual deverá ser publicado pelo MTur no próximo dia 28.

Integrar o Mapa do Turismo Brasileiro é imprescindível para ficar em consonância com os princípios da Política Nacional de Turismo e assim, estar apto à captação de recursos que ajudam a profissionalizar a gestão turística, estruturar e promover os destinos.

Ao longo dos últimos meses a Secretaria de Estado do Turismo realizou reuniões presenciais e virtuais para tirar as dúvidas e orientar os gestores municipais quanto ao processo de submissão das informações no SISMapa. Também para falar sobre a importância desta ação que visa o fortalecimento da interiorização do Turismo. “Não se faz turismo sozinho, os municípios precisam trabalhar juntos, além de integrar instâncias de governança regionais de turismo firmes e com participação do setor privado e sociedade. Cabe a SETUR/RN criar políticas públicas e guiar os municípios para estarem alinhados com o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. O Mapa é o primeiro passo que o município deve dar para tornar-se um destino turístico”, declara Aninha Costa, secretária de Turismo.

Além dos Polos já oficializados, o Rio Grande no Norte passa por uma nova distribuição dos municípios e ganha seis novos Polos Turísticos.

Confira o novo formato do Mapa do Turismo Potiguar:

Polo Agreste/Trairí (08): Brejinho, Campo Redondo, Pedro Velho, Santa Cruz, Santo Antonio, Serra Caiada, Sítio Novo e Tangará.


Polo Costa Branca (06): Areia Branca, Baraúna, Grossos, Mossoró, Serra do Mel e Tibau.


Polo Costa das Dunas (16): Arês, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pureza, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Touros, Vila Flor.

Nísia Floresta/RN


Polo Serrano (14): Alexandria, Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, José da Penha, Janduis, Lucrécia, Major Sales, Olho d’agua do Borges, Patú, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, São Miguel e Umarizal.

Patu RN


Polo Seridó (11): Acarí, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, Parelhas, São João do Sabugi, Ten. Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.


Polo Do Sertão para o Mar (06): Alto do Rodrigues, Carnaubais, Galinhos, Guamaré, Macau, Pendências.


Polo Potengi (04): Riachuelo, Santa Maria, São Paulo do Potengi e São Tomé.


Polo Cabugi Central (04): Angicos, Fernando Pedroza, Lages, Pedro Avelino.


Polo Serras do Agreste Potiguar (04): Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, São José do Campestre.

Polo Rota do Frio (05): Martins, Portalegre, Riacho da Cruz, Serrinha dos Pintos e Viçosa.

Martins RN


Polo Vale Mar (03): Assu, Ipanguaçu e Porto do Mangue

Compartilhar em:

1 comentário

  • IMIS ROSA UCHOA CORREIA disse:

    Uma droga de decisão entregue de bandeja a bugueiros destruidores das dunas e tabuleiros, porém hostil ao cidadão comum, que realmente leva seu capital financeiro a esses rincões.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.