Novo fardamento garante identidade e inclusão para 50 mil estudantes de Natal

Os estudantes da rede de ensino de Natal já estão com novo fardamento escolar.

Os estudantes da rede de ensino de Natal já estão com novo fardamento escolar. A Prefeitura do Natal iniciou a distribuição do material, que vai chegar a 56.570 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e consolidar o compromisso da gestão com a qualidade das condições de ensino na cidade.

A iniciativa conta com um investimento de mais de R$ 11 milhões, referentes à aquisição de 52.745 kits completos destinados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, e mais 3.825 camisas para os alunos da EJA. A ação contempla 100% da rede municipal de ensino.

O prefeito Paulinho Freire fez as primeiras entregas simbólicas do novo fardamento, semana passada, realizadas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Alves Sobrinho, na Zona Leste, e no CMEI Paulina Engrácia Mariz de Faria, no Conjunto Santa Catarina, Zona Norte.

Segundo o prefeito, o fardamento completo segue o mesmo nível de qualidade que a sua administração busca para toda a educação pública prestada no Município. “O nosso principal objetivo é melhorar cada vez mais a educação em Natal. Nos primeiros meses de 2025, já conseguimos concretizar conquistas importantes”, aponta ele, citando medidas como o aumento do piso para professores, o alcance de 80% das salas de aula climatizadas, o fim das filas das creches, a melhoria da merenda e a renovação da parceria com o instituto Ayrton Senna. “Vamos trabalhar para avançar ainda mais”, completa Paulinho.

Outros avanços virão. O prefeito confirmou que quer implantar na capital potiguar o Centro de Idiomas para capacitar estudantes e a população de forma geral. “Natal é uma cidade turística e recebe muitos estrangeiros. É nosso dever incentivar novos aprendizados e gerar mais emprego e renda para os natalenses”, acrescenta o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, ao todo, foram produzidas 267.550 peças de fardamento, cuidadosamente pensadas para atender às necessidades de cada faixa etária. Para a Educação Infantil, os kits incluem uma camiseta com manga curta, uma regata, duas bermudas e um par de tênis – roupas leves e adequadas à rotina ativa dos pequenos.

Já para os alunos do Ensino Fundamental, o conjunto conta com camiseta com manga curta, regata, bermuda, calça e tênis. Para os estudantes da EJA, será entregue uma camiseta de manga curta, considerando o perfil e as demandas dessa modalidade.

“Todo esse nosso trabalho é consequência de uma solicitação da atual gestão. Estamos visitando as redes de ensino das quatro regiões do município para conversar com a comunidade escolar e entender as demandas e necessidades a serem sanadas. O nosso principal objetivo é oferecer uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para os natalenses. Entendemos que a educação pode mudar a nossa cidade e o mundo e por isso estamos tendo uma atenção especial para essa área.”, comentou o titular da pasta.

Mães de alunas ressaltam boa qualidade do material

Entre os rostos felizes à espera dos novos fardamentos escolares, estão mães e pais que ressaltam a satisfação com o material entregue a seus filhos. A dona de casa Ana Paula Silva, mãe da pequena Ana Cecília, de cinco anos e que estuda no CMEI Paulina Engrácia, na Zona Norte relata que ficou surpresa com a entrega antecipada dos uniformes.

“Coloquei minha filha aqui no CMEI este ano por ser perto de casa, mas não esperava tanta qualidade. A estrutura é boa, as professoras são atenciosas, tem merenda, lanche da tarde, e agora o fardamento chegou. Eu achei que fosse demorar mais, por ser início de gestão. Mas não. Fui avisada que ela receberia e fiquei extremamente feliz. Só a gente sabe a dificuldade que é ter que mandar a criança com roupa diferente todos os dias”, conta Ana Paula, agradecida.

A entrega dos fardamentos continuará nas demais unidades da rede ao longo dos próximos dias, alcançando escolas e centros de educação infantil em todas as regiões da capital potiguar.

Fonte: Agora RN

Os comentários estão desativados.