Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

maio 9, 2022

RN tem 7 pré-candidatos a governador confirmados

Os partidos políticos têm cerca três meses para definição e homologação  dos candidatos majoritários às eleições de outubro,  mas já são sete os postulantes ao cargo de governador do Rio Grande do Norte.

Os partidos políticos têm cerca três meses para definição e homologação  dos candidatos majoritários às eleições de outubro,  mas já são sete os postulantes ao cargo de governador do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima  Bezerra, que é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e buscará a reeleição com apoios, até agora, do PC do B -  partido do vice-governador Antenor Roberto de Medeiros, e ainda PSB, PV, PDT, PROS, Republicanos e MDB, que indicará como companheiro dela para vice o deputado federal Walter Alves.

Está confirmada também a candidatura do ex-deputado Fábio Dantas, pelo Solidariedade, com apoio do PL e deve contar também com o PTB, PSC e PP. O PSDB e o União Brasil discutem os rumos que vão tomar. A tendência do União Brasil é a oposição.

Partidos de oposição ao grupo da situação, lançarão outros cinco candidatos a governador do Estado, além do ex-vice-governador Fábio Dantas, do partido SOLIDARIEDADE, que de saída faz aliança com o Partido Liberal (PL) do pré-candidato a senador Rogério Marinho e ainda PTB, PSC, PP.

Fábio Dantas aposta no apoio de pelo menos 120 prefeitos e no fato de o PT nunca ter vencido uma eleição majoritária em Natal, maior colégio eleitoral do Estado, com mais de 575 mil eleitores para alavancar sua pré-candidatura, além do apoio de partidos bolsonaristas e de todos os segmentos políticos: “Todo apoio é bem-vindo, eu quero apoio do centro, da esquerda insatisfeita com o governo Fátima”, dizia ele, quando se lançou pré-candidato. 

Em meio a essas pré-candidaturas, uma decisão mais aguardada é a do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), que continua em silêncio, sem anunciar apoio à Fátima Bezerra ou a Fábio Dantas, mas a bancada tucana na Casa dividiu-se ao meio no apoio aos dois, vez que os deputados Galeno Torquato, Getúlio Rego, Gustavo Carvalho, José Dias, Nelter Queiroz e Tomba Farias fazem oposição sistemática ao governo e  os deputados Albert Dickson, Ezequiel Ferreira, Doutor Bernardo, Kleber Rodrigues, Raimundo Fernandes e Ubaldo Fernandes a acompanham o governo. 

Os outros pré-candidados a governador são o empresário Haroldo Azevedo (PATRIOTA),  a vereadora de Grossos, Clorissa Linhares (Brasil 35), o influencer digital Wesli Dantas (DC) e os esquerdistas Rosália Fernandes (PSTU) e Danniel Morais (PSOL).

Pré-candidatos majoritários

A GOVERNADOR:

Fátima Bezerra (PT)

Fábio Dantas (SD)

Haroldo Azevedo (PATRI)

Clorissa Linhares (Brasil 31)

Rosália Fernandes (PSTU)

Daniel Morais (PSOL)

Wesli Dantas (DC)

A SENADOR: 

Rogério Marinho (PL)

Carlos Eduardo (PDT)

Rafael Motta (PSB)

Robério Paulino, Freitas Júnior ou Gláucio Tavares (PSOL)

Ney Lopes (Brasil 35)

Dario Barbosa (PSTU)

Shirlei Medeiros (DC)

Fonte: Portal Grande Ponto

Uma resposta para “RN tem 7 pré-candidatos a governador confirmados”

  1. Santiago Nunes Dos Santos Filho disse:

    A composição da chapa da governadora tá bem montada haja visto que a escolha de C. Eduardo para o senado supre a questão eleitoral de Natal. Nesse aspecto o partido acertou. O vice também foi uma ótima escolha pois Walter sempre apoiou as decisões favoráveis ao trabalhador la na Câmara.