Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

junho 21, 2020

Quem autorizou? Feira livre é realizada apesar de proibição municipal

A situação em São José de Mipibu no que se refere ao combate ao novo coronavírus (Covid-9) caótica.

A situação em São José de Mipibu no que se refere ao combate ao novo coronavírus (Covid-9) caótica. Ninguém respeita mais as determinações emanadas pelo poder público, por meio de decreto, o percebe-se, vem sendo desrespeitado constantemente.

O mais recente desrespeito a medida legal, foi a realização da feira livre, neste sábado (20), quando setores da própria prefeitura autorizaram a realização da feira. A medida gerou inúmeras críticas dos que defendem medidas mais rígidas para combater o vírus, uma vez que em São José de Mipibu, o índice de pessoas contaminadas vem aumentando a cada dia. No último dia 19, o Boletim Epidemiológico registrava, 419 pessoas infectadas, 151 suspeitos, 9 óbitos, 122 recuperados e 405 descartados.

Para retardar esse pico é preciso que haja conscientização das pessoas, fazendo o isolamento. Para isso, algumas medidas governamentais tornam mais rígido esse isolamento. No dia 10, a Prefeitura de São José de Mipibu publicou o Decreto Municipal que prorrogava até o dia 22 de junho de 2020 diversas medidas restritivas para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19).

Em seu inciso II, do Artigo 3º, o decreto publicava: "Fica suspenso de qualquer tipo de feiras livres em todo o território municipal, até o dia 22 de junho de 2020, sendo autorizado desde já o emprego da força policial caso haja resistência de populares".

No entanto, sem haver revogado a medida legal (o decreto), a revelia do prefeito Arlindo Dantas e sem consultar o Conselho Municipal de Combate ao Coronavíris, alguns servidores municipais se reuniram, dia 19, na sede da Prefeitura Municipal e decidiram autorizar e planejar a realização da feira no sábado (20).

Fica a pergunta: Quem está tomando essas medidas sem qualquer orientação dos responsáveis pela saúde do município?

Os comentários estão desativados.