Nísia Floresta recebe Festival Literário nesta quinta e sexta-feira (10)

Programação reúne escritores locais e nacionais

O município de Nísia Floresta vai sediar, nos dias 9 e 10 de junho, a terceira edição do Festival Literário que homenageia a escritora e primeira feminista da América Latina, Nísia Floresta. O evento é totalmente gratuito e vai acontecer no Museu que leva o nome da escritora e no corredor cultural que será montado no centro da cidade.

Durante a programação acontecerão exposições, mostras interativas, exibição de filmes baseados em obras literárias, contação de histórias, palestras e rodas de conversa com vários escritores locais e nacionais. Além disso, o festival abre espaço para o lançamento de livros e realiza uma feira onde o visitante poderá adquirir as mais diversas obras. “Os espaços onde o festival acontece vão trazer momentos para estimular o consumo de obras literárias, o debate crítico e a ampliação do gosto e o hábito da leitura”, comenta Talita Barbosa, coordenadora do Museu Nísia Floresta.

O evento também contará com apresentações de grupos culturais como o boi-de-reis, carimbó , coco de roda, a Orquestra Sanfônica, do Museu do Vaqueiro, entre outros. Esse conjunto de atividades, a mobilização social e todas as linguagens que ele vai trabalhar torna-se de grande importância para a valorização da diversidade literária e cultural brasileira.

Um dos nomes confirmados para o festival deste ano é da escritora Constância Lima Duarte, que é referência nos estudos sobre a vida e a obra de Nísia Floresta. Durante a programação, ela participará do lançamento de dois livros. Um deles, é da própria Nísia Floresta, que foi reeditado pelo museu que leva o nome da feminista. ‘Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens’ foi escrito por Nísia, em 1832 e nessa reedição, Constância tem participação na pesquisa, no prefácio e nas notas bibliográficas.

Segundo Raimundo Melo, que é coordenador do Festival Literário de Nísia Floresta, o evento se consolidou nos últimos anos como a maior atividade cultural e educativa do município e também é uma referência para o Rio Grande do Norte. “O objetivo ao longo dos anos tem sido o de estimular a difusão da produção literária brasileira e potiguar, realizar intercâmbio entre escritores, estudiosos, professores, alunos e o público em geral”, disse ele.

O Festival Literário de Nísia Floresta é uma iniciativa do Museu Nísia Floresta, do Centro de Documentação e Comunicação Popular e da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural – RPTV. O evento conta ainda com a parceria da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN, da Fundação José Augusto, Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN, Pontão de Cultura e Comunicação e da Prefeitura de Nísia Floresta, através das Secretaria Municipais de Cultura e Turismo e da Educação.

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.