MUSEU NO CEARÁ-MIRIM

maio 18, 2025

Franklin Jorge – Jornalista e Escritor Durante mais de 50 anos reuni as peças que compõem o acervo em Pinturas, Desenhos, Aquarelas, Colagens, Gravuras e Bordados que estou doando ao Ceará-Mirim, por intermédio do Colégio Santa Águeda, que certamente fará bom uso dessa coleção cujo catálogo está sendo organizado pelo historiador Luis Melo.

Franklin Jorge - Jornalista e Escritor

Durante mais de 50 anos reuni as peças que compõem o acervo em Pinturas, Desenhos, Aquarelas, Colagens, Gravuras e Bordados que estou doando ao Ceará-Mirim, por intermédio do Colégio Santa Águeda, que certamente fará bom uso dessa coleção cujo catálogo está sendo organizado pelo historiador Luis Melo.

Cumpro, assim, um preceito que tem norteado a minha existência: não levamos nada desta vida, mas podemos deixar alguma coisa que nos represente no futuro e justifique a nossa existência

Deixo, assim, menos do que gostaria, mas, enfim, deixarei uma pequena amostra de que a minha vida não foi inútil e a usei pensando que pudesse de alguma forma servir de inspiração e exemplo para tantos outros que, podendo fazer, quedam-se inertes e sem iniciativa.

Gostaria de, como coroação desse ato de fé, a prefeitura do Ceará-Mirim patrocinasse a publicação do livro que escrevi reunindo conversas minhas com alguns contemporâneos meus, como, Dona Adélia (famosa doceira e autora do melhor pão-de-mel que em minha infância e adolescência, saboreava), Aluizio Macedônio Lemos (jornalista e fundador de jornal e revista no Ceará-Mirim), além de um original e importante depoimento etnográfico que colhi de minha avó, enquanto ela morria no antigo hospital Papi. Que nos informa e dá notícias sobre a forma como as pessoas do Ceará-Mirim, em sua mocidade, se divertiam. Em resumo, um importante documento etnográfico e sociológico, único e exclusivo, do nosso Patrimônio Cultural

Creio que, não por mim, mas pela importante referência histórica e sociológica, essa publicação se faz necessária; assim como uma segunda obra que a meu ver a complementa, a minha "Fortuna Crítica", que está sendo feita pelo jornalista Manuel Moura Neto.

Espero que outros cearamimenses apoiem essa ideia e contribuam para que, sob a guarda das Irmãs do Santa Águeda, se torne dinâmica e possa contribuir para enriquecer a cultura da nossa terra, sobretudo que a vaidade e a inveja de uns poucos não atrapalhem esse empreendimento.

Franklin Jorge

Os comentários estão desativados.