Morre deputado constituinte e ex-presidente do Tribunal de Contas do RN, Toinho Câmara

Morre ex-deputado constituinte Antônio Câmara – Foto: Tribuna do Norte

Morreu na terça-feira (24), aos 83 anos, o ex-deputado federal e ex-deputado estadual Antônio Câmara. Toinho Câmara, como é conhecido, vinha se tratando de um câncer. Ele deixa a mulher Marly e quatro filhos.

Toinho foi deputado estadual e deputado federal, participando da Constituinte de 1988. Também foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, chegando a presidir a Casa.

O corpo de Toinho Câmara foi sepultado, após cremado, no cemitério Morada da Paz, em Emaús, nesta quinta-feira (25)

A biografia de Toinho Câmara, pessoa muito querida do Blog, pode ser consultada na página da Câmara Federal, CLICANDO AQUI

FONTE: thaisagalvao.com.br

FALECEU ANTÔNIO CÂMARA, LÍDER DO MATO GRANDE

Faleceu na madrugada desta terça-feira (24) o ex-deputado federal e estadual e ex-conselheiro do estado do RN, Antônio Severiano da Câmara Filho, o “Toinho Câmara”, como era mais conhecido. Foi durante as décadas de 70 e 80 expoente máximo da política da região do Mato Grande.

Tive o privilegio de privar da sua amizade e de sua família durante décadas. Era um homem educado e gentil. Veranista emérito dos verões tourenses e dos carteados que rolavam até a madrugada nos alpendres da sua casa de praia. 


“Toinho”, também foi deputado constituinte e era advogado. Lutava contra um câncer há alguns anos. Nosso último encontro foi em março de 2020, em um voo para São Paulo, estava na companhia do seu filho Sérgio Câmara. Marcamos almoço na capital paulista que não se concretizou por ter me demorado um pouco mais em Campos do Jordão e Toinho teve que regressar para Natal.

Ficam as boas lembranças de um homem que teve uma trajetória de lutas e que muito orgulha o Rio Grande do Norte. Meus profundos sentimentos a dona Marli, Sérgio e demais familiares.

Do jornalista Roberto Patriota

NOTA DO BLOG O ALERTA: Ainda adolescente, participei a campanha de Toinho Câmara, em 1968, para prefeito de João Câmara (antiga Baixa Verde), contra Chico da Bomba, que venceu o pleito. Toinho fazia parte da Cruzada da Esperança. As passeatas e vírgilias da campanha ficaram na história e lembrança dos mais antigos. Quem não se lembra das famosas passeatas da piracas (lamparinas), em protesto por a cidade não ter energia elétrica?

Toinho Câmara em sua casa de praia, na cidade de Touros – Foto: Thaísa Galvão

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.