Locomotivas do Rio Grande do Norte
Ana Carolina Tersuliano – Blog do Cobra Locomotiva a vapor série 400, de fabricação americana, pertencente à Estrada de Ferro Sampaio Correia – EFSC, esta máquina foi a primeira locomotiva a ser adaptada, de vapor para óleo, (óleo combustível), em agosto de 1953.
Ana Carolina Tersuliano - Blog do Cobra
Locomotiva a vapor série 400, de fabricação americana, pertencente à Estrada de Ferro Sampaio Correia – EFSC, esta máquina foi a primeira locomotiva a ser adaptada, de vapor para óleo, (óleo combustível), em agosto de 1953.
Um de seus maquinistas era o ferroviário João Rosa. Por ocasião desse deste registro fotográfico, a locomotiva 400, estava saindo do prédio da Rotunda (local onde hoje funciona o IFRN/Rocas), na Travessa das Donzelas, no bairro da Ribeira, no ano de 1953, com destino a cidade de Lajes/Macau com a bifurcação para São Rafael.
A foto foi batida pelo saudoso Manoel Tomé de Souza (Manosinho), para o Instituto IAPHACC, onde irá compor o acervo do museu que leva seu nome. "Museu Ferroviário Manoel Tomé de Souza", que está sendo instalado de forma definitiva, no Centro Cultural Trampolim da Vitória – CCTV, na cidade de Parnamirim/RN, onde funcionava o Aeroporto Augusto Severo e, atualmente está funcionando o "Museu da Aviação/Segunda Guerra Mundial".
As informações da locomotiva, foram passadas pelo saudoso 'Manosinho', como era conhecido o ferroviário Manoel Tomé de Souza , que doou as fotos de quase todas as locomotivas a vapor que existiam no Rio Grande do Norte.