Kléber Rodrigues parabeniza Monte Alegre pelos 68 anos, nesta quinta-feira (25)

Deputado Kleber Rodrigues – Foto: Eduardo Maia

O município de Monte Alegre, localizado na região Agreste do Estado, celebra nesta quinta-feira (25) 68 anos de história. A data foi lembrada durante a sessão plenária desta quarta-feira (24) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em pronunciamento do deputado estadual Kleber Rodrigues (PL), que nasceu na cidade.

“Um município que tem se destacado por desenvolvimento, infraestrutura, melhoria na educação. Há pouco tempo estava entre últimas do Ideb e hoje figura entre as melhores do Estado. Uma cidade que recebeu por vários anos seguidos nota 10 na saúde, que tem respirado mudança e desenvolvimento. São 68 anos de história de um povo trabalhador, aguerrido, acolhedor, alegre, que recebe bem a todos. Tenho orgulho de ser montealegrense”, disse Kleber.

O parlamentar destacou ainda que tem enviado emendas sempre que possível para a cidade e reforçou seu compromisso pessoal de continuar trabalhando a favor de Monte Alegre. “Contem sempre com esse filho que ama a essa terra”.

MONTE ALEGRE

Monte Alegre RN

Monte Alegre é um município no estado do  Rio Grande do Norte, localizado na microregião do Agreste Potiguar.De acordo com o censo realizado pelo IBGE  (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2020, sua população é de 22.576 habitantes. Faz parte da Região Metropolitana de Natal e é o único município da região metropolitana. Área territorial de 210 km².

HISTÓRIA

No ano de 1737, à margem direita do rio Trairi, já existia a fazenda Quirambu de propriedade de João Francisco Ribeiro. A povoação surgiu a partir da existência de atividades agrícola e pecuária.

João Francisco Ribeiro

Em meados do século XIX, o comerciante Antônio Miranda que destacava-se na localidade por conta do seu estilo próprio, fez história no meio do povo. Era proprietário de um engenho rústico de cana-de-açúcar para produzir rapadura a aguardente. Como ele não se preocupava com os resíduos da cana, espalhava os bagaços restantes das moagens pelos arredores da povoação e foi devido a grande quantidade de bagaço espalhado pelas redondezas que a localidade ganhou o apelido de Bagaço.

No final do século XIX, em área que era um dos caminhos de Macaíba, passou a chamar-se Monte Alegre. O povoado continuou crescendo e no ano de 1905, tinha início a construção da igreja, de novas moradias e escola. Grandes safras foram colhidas e a fartura existia na mesa do povo.

Início a construção da igreja Matriz

No ano de 1938 foi criado o distrito de Monte Alegre, pertencente a São José de Mipibu. Em 1943, em homenagem a sua origem, o distrito passou a se chamar Quirambu, mas foi por pouco tempo, pois em 1948 voltou a se chamar Monte Alegre. Depois de cinco anos, em 25 de novembro de 1953, pela Lei nº 929, Monte Alegre desmembrou-se de São José de Mipibu e tornou-se município.

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.