Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

novembro 20, 2020

Juíza da comarca de São José de Mipibu faz um balanço das eleições 2020

A juíza da 7ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de São José de Mipibu e Vera Cruz, Miriam Jácome de Carvalho Simões, apresentou um balanço da eleição municipal, do último domingo (15).


A juíza da 7ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de São José de Mipibu e Vera Cruz, Miriam Jácome de Carvalho Simões, apresentou um balanço da eleição municipal, do último domingo (15).

“A eleição deste ano em São José de Mipibu foi marcada por um índice de judicialização um pouco elevado, se comparada com eleições anteriores. Porém,  no dia da votação, tudo ocorreu dentro da normalidade. Como é normal nesse dia, tivemos algumas denúncias de compra de voto, boca de urna e aglomeração de pessoas trajando vestimentas padronizadas. Assim que as notícias chegavam, dentro das possibilidades,  uma equipe era deslocada ao local para averiguação. Algumas das ocorrências acima citadas foram confirmadas e o autor conduzido à Delegacia para os procedimentos de rotina”.

Para a Juíza Eleitoral, “uma dificuldade que enfrentamos foi a demora na totalização do resultado,  que antes era concentrada nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), e nesta eleição,  passou a ser totalizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que gerou grande congestionamento do sistema, retardando a divulgação dos resultados”.

NÚMEROS DA ELEIÇÃO

Foram lavrados quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) em São José de Mipibu e um em Vera Cruz. Desses,  quatro audiências já foram realizadas na terça-feira passada. No que tange aos próximos prazos, temos ainda o julgamento das contas de campanha e a diplomação que será realizada na data de 18 de dezembro de 2020.

Equipe apuradora das Eleições de São José de Mipibu - 2020


“Em nome da Justiça Eleitoral, agradecemos a todos os que conosco estiveram desde o início, seja divulgando matérias importantes dos atos preparatórios, como os blogs e emissoras de rádio, seja atuando na linha de frente, como os mesários, supervisores, auxiliares de eleição, motoristas, agentes de proteção e policiais”, agradeceu a juíza Miriam Jácome .

Os comentários estão desativados.